Saúde

LUTA CONTRA AIDS

Ministério da Saúde realiza mobilização para testagem de HIV

Cerca de 70% dos pacientes com aids, que recebem medicamentos pelo SUS, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, estão vivendo cada vez mais
O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil, irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA, em todo o país. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro, e que foi apresentada nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Entre as ações, está o lançamento do novo boletim epidemiológico, que traz, como novidade, a inclusão de informações sobre monitoramento clínico dos pacientes, carga viral, contagem de CD4 (situação do sistema imunológico) e tratamento. A ampliação da testagem no pré-natal é um dos destaques. Estudo do Ministério da Saúde com parturientes indica que, em 2004, 63% das mulheres gestantes realizaram o teste. Entre 2010 e 2011, esse índice foi de 84%, um aumento de 21 pontos percentuais. 
 O boletim mostra ainda queda de 12% no coeficiente de mortalidade padronizado (número de óbitos para cada 100 mil habitantes utilizando-se uma população padrão). A taxa de 6,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2000 caiu para 5,6 em 2011.
Cerca de 70% dos pacientes que vivem com aids no Brasil, e que estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis. Isso significa que as pessoas que têm a infecção e recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão vivendo cada vez mais. "O Ministério da Saúde considerou como prioridade trabalhar, não apenas o dia de combate à Aids, como também essa ação de mobilização. A campanha serve para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, com ampliação do acesso da população aos testes rápidos nas unidades básicas de saúde”, frisou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

FIQUE SABENDO - A partir dessa quinta-feira até 1º de dezembro – as unidades da estratégia de mobilização “Fique Sabendo” estarão em todas os estados do país, oferecendo a testagem para HIV/aids, sífilis e hepatites Be C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.
“O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

TESTE RÁPIDO- Desde a sua implantação em 2005, foi registrado aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, 2005, para 2,3 milhões, em 2011). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.
Para a Mobilização Nacional, o Ministério da Saúde enviou às capitais, 386.890 testes rápidos para HIV, 182.500 para sífilis, 93 mil para hepatite B e 93 mil para a C. No total, foram 755.390 unidades de insumos, conforme a solicitação de cada estado. Os testes rápidos para diagnóstico de HIV/aids, hepatites virais e sífilis estão disponíveis, gratuitamente, em toda a Rede Pública de Saúde.
“A política de acesso aos testes tem mostrado estar no caminho certo. Segundo Pesquisa de Comportamentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira (PCAP), a realização de testagem de HIV passou de 20%, em 1998, para quase 40% na população adulta brasileira, em 2008”, observao diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

A realização do teste é recomendada para toda a população, especialmente para alguns grupos populacionais em situação de maior vulnerabilidade para a infecção pelo HIV, como homens que fazem sexo com homens (HSH) (54%), mulheres profissionais do sexo (65,1%) e usuários de drogas ilícitas (44,3%). Isso porque a epidemia no Brasil é concentrada e o país focaliza, prioritariamente, as ações de prevenção do governo federal nessas populações.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – A taxa de incidência de aids no Brasil tem se mantido nos mesmos patamares, nos anos recentes, embora apresente diferenças regionais. Esses e outros dados epidemiológicos da aids serão destaques do Boletim Epidemiológico que será lançado no dia 1 de dezembro, com números atualizados até junho de 2012. Os dados apontam que a taxa de incidência da aids no Brasil, em 2011, foi de 20,2 por 100.000 habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior volume de casos continua concentrado nos grandes centros urbanos.
A região Sudeste apresenta redução nas taxas de incidência de aids de 27,5 casos (para cada 100 mil) - em 2002 - para 21,0 em 2011. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, há leve tendência de aumento. O Centro-Oeste apresenta comportamento similar ao Brasil, ou seja, a epidemia continua no mesmo patamar.
A taxa de prevalência (percentual de pessoas infectadas pelo HIV), em 2010, foi estimada em 0,42%. Em relação à mortalidade por aids, o país apresentou média de 11.300 óbitos por ano na última década. O coeficiente de mortalidade padronizado (número de óbitos para cada 100 mil habitantes utilizando-se uma população padrão) vem apresentando queda. Enquanto em 2000, era de 6,3, em 2011 o número registrado foi 5,6, o que representa redução de 12%. O diagnóstico precoce seguido do acesso, em tempo oportuno, à terapia antirretroviral explica a queda de óbitos em decorrência da aids.
MONITORAMENTO - O aumento do diagnóstico tem se refletido no crescimento da proporção de indivíduos HIV positivos que são identificados precocemente. Em 2006, 32% dos pacientes chegavam ao serviço de saúde com contagem de CD4 superior a 500 células por mm3, o que indica que o sistema imunológico do paciente ainda não está comprometido. Em 2010, esse percentual subiu para 37%.
A incorporação de novos medicamentos no tratamento contra a aids também tem contribuído para diminuir as estatísticas de óbitos em consequência da infecção. Em 2010, a etravirina passou a ser oferecida no SUS para pacientes com resistência aos outros antirretrovirais. Já o tipranavir foi incluído no rol de medicamentos disponíveis no país, desde o ano passado. É o primeiro antirretroviral de resgate terapêutico que poderá ser utilizado por crianças de 2 a 6 anos de idade.
Em outubro desse ano, o Ministério da Saúde assinou acordo com os laboratórios Farmanguinhos, Fundação Ezequiel Dias e Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco para a fabricação da dose fixa combinada (uma só pílula) dos antirretrovirais tenofovir, lamivudina e efavirenz, o chamado tratamento 2.0. A iniciativa vai facilitar a adesão do paciente ao tratamento da aids, seguindo tendência mundial de simplificar os esquemas de terapia. A expectativa é que o comprimido único já esteja disponível no SUS em 2013.
O Ministério também está incorporando, como parte do arsenal terapêutico de medicamentos de terceira linha (esquemas de resgate para pacientes que não responderam satisfatoriamente aos de primeira e de segunda linha), o maraviroque. O antirretroviral pertence a uma nova classe de medicamentos e, inicialmente, irá beneficiar 300 pacientes no país, a partir de próximo ano. Será o quinto antirretroviral de terceira linha disponibilizado pelo governo.
CAMPANHA – O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano irá destacar a importância de se realizar o teste, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids. A estratégia prevê veiculação de mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV, com base nos direitos humanos e no combate ao estigma e preconceito. A divulgação nacional será feita em TV, rádio, salas de cinema e internet.
As mensagens irão mostrar que o teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. Os protagonistas da campanha, que vivem com HIV e descobriram sua sorologia por meio do teste, irão incentivar a realização do exame. A campanha terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de aids”.
Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.
O público alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e profissionais do sexo. A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.

 



____________________________________________

INFECÇÃO URINÁRIA    
O que é?
É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo só ultrapassada pela gripe de origem viral. Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. As infecções urinárias são mais freqüentes na mulher e no homem na terceira idade.
Causas
A urina que é secretada (produzida) nos rins é estéril.
Ela pode se infectar quando bactérias se multiplicam em redor da uretra (colonização) para, logo após, ascenderem (subirem) através desta, penetrando na bexiga (via ascendente). Elas podem se manter na bexiga ou continuar na subida até o rim. Outras vias de entrada de bactérias no aparelho urinário são: sangue e vasos linfáticos.
A colonização de bactérias no trato urinário pode ser facilitada por diversos fatores como, por exemplo:
Obstrução urinária: próstata aumentada, estenose de uretra.
Doenças neurológicas: mielomeningocele, traumatismo de coluna.
Corpo estranho: sonda vesical, cálculo urinário (pedra nos rins).

Doenças bastante conhecidas estão freqüentemente associadas com infecção urinária como o diabetes. Pacientes imunológicamente deprimidos (AIDS, câncer) estão mais propensos a se infectarem.
A bactéria mais comum causadora da infecção urinária, encontrada no intestino grosso, é a Escherichia coli. Já os pacientes hospitalizados (infecção hospitalar) apresentam germes diferentes, como aPseudomonas aeruginosa, geralmente mais resistentes aos antibióticos.
O que se sente?
Geralmente os sintomas estão relacionados ao órgão (bexiga, rim) afetado.
Quando a bexiga (cistite) ou a próstata (prostatite) estão envolvidas é comum:
Aumento da freqüência urinária (polaciúria).
Dor para urinar (disúria).
Micção imperiosa (urgência).
Febre (na prostatite)
Sangue na urina (hematúria)

Quando o rim está envolvido, além dos sintomas acima, poderão ocorrer:
Dor lombar.
Febre.
Calafrios.
Náuseas, vômitos, mau estado geral.

Na infecção urinária, a urina poderá se tornar fétida, opaca ou escura.
Como é feito o diagnóstico?
Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a coleta da urina (jato médio) a fim de se realizar exame de urina (urocultura - cultura de bactérias na urina). Contagem de germes superiores a 100 mil bactérias por mililitro é considerada infecção urinária. Nesse mesmo exame vários antibióticos são testados com a finalidade de orientar o médico na escolha do melhor tratamento.
Faz parte da avaliação do paciente, principalmente em situações mais graves (infecçaõ urinária complicada), o estudo do aparelho urinário como um todo.
Nestes casos, solicita-se ecografia abdominal total, urografia venosa,cintilografias renais, tomografia computadorizada abdominal total,etc.
Como se trata?
O tratamento consiste em medidas gerais (alta ingestão de líquidos, cuidados de higiene) e na escolha precisa de antibióticos, geralmente baseada na urocultura.
Trimetroprim, nitrofurantoína, norfloxacin e cefalosporinas são exemplos de drogas freqüentemente usadas na infecção urinária. A gravidade dos sintomas também influi na escolha da medicação, sendo que em alguns casos há necessidade de internação hospitalar para melhor controle do paciente e para administração venosa de antibióticos.
Como se previne?
Na prevenção é importante uma ingesta significativa de líquidos (2 a 3 litros por dia), urinar antes de dormir e após relações sexuais, evitar banhos de imersão ou duchas verticais. Cuidados de higiene são essenciais.
Entretanto, mesmo com os cuidados acima, muitas vezes a infecção se instala mostrando que fatores ainda não muito bem entendidos estão presentes.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
O que causa essa doença?
Como foi que eu "peguei" essa doença?
Infecção urinária pode causar câncer?
Essa doença é transmissível? É contagiosa? 
FONTE: www.abcdasaude.com.br

_______________________________


MENINGITES
O que é?
Doença infecciosa causada por vários tipos de germes (vírus, bactérias, fungos) que acometem as membranas do sistema nervoso central, chamadas de meninges.
Come se adquire e como se desenvolve?
O contágio é de pessoa para pessoa, por via aérea, isto é, tosse, gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até aparecerem os sintomas iniciais da doença, é variável, desde alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.
O que se sente?
Em crianças maiores e adultos, freqüentemente, aparecem sintomas como: febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.
Em crianças de até 8 ou 9 meses deve-se suspeitar da doença quando houver febre, irritação ou agitação, vômitos e recusa alimentar, convulsões e "moleira" inchada.
Como o médico faz o diagnóstico?
Todas as informações são importantes! O diagnóstico é feito através da história do paciente, do exame físico e do exame do líquor. Na história é importante informar ao médico o tempo dos sintomas, isso é, horas, dias, semanas, também informar o que houve, se tomou algum remédio, se já teve isso antes.
O médico também irá coletar um pouco de líquor (punção lombar), que é a "água da espinha" que fica no sistema nervoso e que se espalha pela coluna. O procedimento para coleta do exame é simples e não tem perigo algum de afetar os nervos da coluna porque naquela região não existem nervos motores, só nervos sensitivos, que causam sensações de dor, calor ou frio.
Após o resultado do exame do líquor e de outros exames de sangue, pode-se chegar à conclusão se realmente é meningite ou não.
Como se trata?
Existe um tratamento específico para cada tipo de germe e o tratamento dependerá do agente causador da doença. Há necessidade de internação em hospital porque o tratamento exige medicações injetáveis, tais como antibióticos; e também, porque algumas meningites são muito contagiosas necessitando ficar o paciente separado dos outros pacientes do hospital por um curto período de até 3 dias - isso é chamado de isolamento. Dependendo do tipo de germe encontrado, algumas pessoas da família do paciente com meningite também terão que tomar remédios para tentar evitar a doença.
Como se previne?
Alguns tipos de germes que causam meningite podem ser prevenidos por vacinação, como Haemophilus e Meningococo tipo A e C.
A caxumba, o sarampo, e a rubéola, entre outras, são doenças que podem causar meningite e também são prevenidas com vacinação.
Convém ressaltar que todas as medidas de boa higiene pessoal e domiciliar são preventivos de várias doenças. 
 FONTE: http://www.abcdasaude.com.br

_____________________________________

 ARTRITE REUMATÓIDE

O que é?
Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.
Qual é a freqüência:
É doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide (AR) não seja grande.
Como se desenvolve?
Existe uma predisposição genética e alguns genes foram identificados. Não se conhece a causa da Artrite Reumatóide (AR) e pensa-se que haja vários estímulos diferentes, quando em contato com indivíduos que têm defeitos de origem genética no sistema imune, desencadeiem resposta inflamatória. A persistência dos estímulos ou a incapacidade do sistema imune em controlar a inflamação levam à cronicidade da doença. A membrana sinovial prolifera e libera enzimas produzidas por células localmente. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e juxta-articulares (tendões e ligamentos).
O que se sente?
A forma mais freqüente de início da doença é artrite simétrica (por exemplo: os dois punhos, os dedos das duas mãos) e aditiva (as primeiras articulações comprometidas permanecem e outras vão se somando). Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
Existem formas agudas e rapidamente limitantes. Com menor freqüência, começa em grandes articulações ou de modo assimétrico. Pode permanecer assim ou evoluir para poliartrite simétrica clássica. Todas as articulações periféricas podem ser envolvidas e os danos à coluna cervical podem ser muito graves. Somente em AR muito agressiva haverá artrite nas articulações interfalangianas distais dos dedos e será de instalação tardia. Artrite temporomandibular é comum.
Uma característica da Artrite Reumatóide (AR) é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal alivia somente parcialmente, permanecendo dor e limitação de movimentos permanentemente. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite. Rigidez matinal e fadiga no final da tarde são usados para avaliar atividade da doença.
As alterações destrutivas articulares são variáveis em um mesmo enfermo e entre a população com Artrite Reumatóide (AR). Há casos bastante benignos e com alterações discretas ou ausentes e outros em que as deformidades instalam-se progressivamente e tornam-se extremamente graves mesmo com tratamento adequado.
Alguns pacientes com Artrite Reumatóide (AR) típica contam que durante meses ou anos tiveram surtos passageiros de artrite em várias ou poucas articulações, antes da doença tornar-se crônica.
O curso clínico mais comum é caracterizado por alívio parcial da atividade inflamatória. Menos vezes, há inatividade por períodos variáveis de meses ou anos. Nos casos mais graves a doença evolue progressivamente levando, com o passar do tempo, a grave incapacidade articular.
Manifestações clínicas extra-articulares:
Nódulos reumatóides
São nódulos localizados debaixo da pele principalmente em áreas de apoio como cotovelos. Geralmente aparecem em casos mais graves. Raramente ocorrem nos pulmões, coração, olhos ou outros órgãos. (figura ao lado)
Comprometimento ocular
A alteração mais freqüente é a inflamação das glândulas lacrimais (Síndrome de Sjögren). Conseqüentemente, há diminuição da produção de lágrima. Os olhos ficam irritados e com sensação de estarem com areia. Quando não tratados adequadamente, a córnea fica sujeita a erosão e infecção.
Também podem estar inflamadas outras estruturas dos olhos. A mais grave é a esclerite; quando a esclerite é grave, pode ocorrer perfuração do globo ocular.
Manifestações musculares
Raramente ocorre inflamação do músculo. Por outro lado, inflamação articular e desuso são causas obrigatórias de hipotrofia muscular. Medicamentos de uso habitual na Artrite Reumatóide (AR) como corticóides e antimaláricos podem ser causa de fraqueza muscular e, às vezes, é difícil distingüir entre as manifestações da doença e as dos medicamentos. Nesses casos, se o paciente melhora sua força com exercícios, os medicamentos não seriam a causa.
Sistema nervoso
É comum o comprometimento das raízes nervosas periféricas. Quando somente as raízes sensitivas são atingidas o sintoma é formigamento ou queimação, como se o paciente estivesse usando luvas ou botas e o prognóstico é bom, ao contrário dos casos menos freqüentes de neuropatia motora.
Também são comuns as neuropatias por compressão devido à inflamação e proliferação do tecido articular. O sintoma mais comum é formigamento nos dedos polegar, indicador e médio devido à compressão do nervo mediano ao nível do punho.
Afrouxamento ou destruição de ligamentos na coluna cervical permitem deslizamento da 1a vértebra que pode comprimir a medula. As conseqüências são distúrbios sensitivos e motores nos membros superiores e inferiores. Deslocamentos maiores da vértebra podem levar a paralisia e mesmo a parada respiratória e morte.
Sangue
Anemia leve se relaciona com a atividade da Artrite Reumatóide (AR). Quando a hemoglobina está abaixo de 10g/ml ou hematócrito abaixo de 30 com doença controlada, deve-se procurar perda sangüínea pelo estômago devido ao uso continuado de antiinflamatórios.
A associação de Artrite Reumatóide (AR) com aumento do volume do baço, anemia, queda de glóbulos brancos e outras manifestações da doença chama-se síndrome de Felty.
Vasculite
A manifestação clínica da vasculite depende da intensidade da lesão, localização e tamanho do vaso. Inflamações ao redor das unhas não são raras e têm boa evolução.
Os pacientes com Artrite Reumatóide grave podem apresentar áreas extensas de vasculite cutânea provocando úlceras de difícil controle. 
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Esta doença tem cura?
Qual a finalidade do tratamento?
O tratamento é esta receita somente ou devo repetí-la?
Há interferência com outros remédios que estou usando?
Quais os efeitos colaterias? Devo fazer exames de controle?
Existem problemas com obesidade e dieta?
Qual a importância de exercícios e repouso?
Que cuidados devo ter com meus hábitos diários, profissionais e de lazer? 

___________________________________________________

 Comer ovos previne a cegueira




Ingerir um ovo ao dia provoca um efeito positivo no organismo, elevando ao dobro os níveis de um tipo especial de antioxidante que ajuda a proteger a retina do olho.

Apesar de ser uma das fontes mais baratas de vitaminas, proteinas e minerais, permaneceu toda a decada baixo um manto de duvidas e suspeitas.

Supostamente teria que ser evitado por causa do aumento do colesterol. Porém recentes estudos tem se encarregado de derrubar estes mitos. Agora chegou-se à conclusão de que o consumo moderado de ovos ajuda a prevenir o deterioro ocular depois dos 40 anos.

Contra a corrente
Depois de passar anos dedicado à investigação cientifica, o doutor Ronald McNamara deu uma virada radical na sua vida ao assumir como diretor do Centro Nacional de Nutrição do Ovo, onde tem se encarregado de atacar os mitos a respeito do alimento.

Um dos maiores triunfos foi obtido este ano, quando uma equipe de experts da escola de medicina de Hardvad concluiu que comer um ovo ao dia não aumenta o risco de sofrer enfarto ou doenças cardíacas. O estudo foi feito em mais de 100.000 pessoas durante 5 anos.

"comer ovos especialmente a gema de forma moderada é uma boa medida para prevenir problemas na retina, porém esta não é a única receita", diz o especialista e ainda acrescenta que existem alimentos tanto ou mais ricos em carotenoides, com a cenoura, os tomates e em geral todos os vegetais de cor vermelha.

Mais ainda, os países que mostram maiores taxas de consumo de ovos são os que apresentam as menores taxas de morte por doenças cardiovasculares, derrubando assim o mito que nasceu anos atras nos Estados Unidos e que logo percorreu o mundo.

"Se você come frutas, verduras, cereais ou ovos, está recebendo todas as vitaminas, minerais e proteínas que necessita o corpo, além de diminuir o risco de padecer de doenças cardíacas, cegueira e outros males".

fonte:http://www.sitedecuriosidades.com

___________________________________________________




TRANSTORNO DE PÂNICO

TRANSTORNO DE PÂNICO
O que é?
O Transtorno de Pânico se caracteriza pela ocorrência espontânea de ataques de pânico. Os ataques de pânico duram quase sempre menos de uma hora com intensa ansiedade ou medo, junto com sintomas como palpitações, respiração ofegante e até mesmo medo de morrer. A pessoa pode ter múltiplos ataques durante um único dia até, apenas, alguns ataques durante um ano. Estes ataques podem ocorrer acompanhados por agorafobia, que é o medo de estar sozinho em locais públicos, especialmente, locais de onde uma rápida saída seria difícil em caso de ocorrer um ataque de pânico.
O que se sente?
O primeiro ataque de pânico muitas vezes é completamente espontâneo, embora os ataques de pânico, em geral, ocorram após excitação, esforço físico, atividade sexual ou trauma emocional. O ataque freqüentemente começa com um período de 10 minutos de sintomas que aumentam rapidamente. Pode se sentir extremo medo e uma sensação de morte e catástrofe iminente. As pessoas, em geral, são incapazes de indicar a fonte de seus medos. Pode haver dificuldade de concentração, confusão, aceleração do coração, palpitações, falta de ar, dificuldade para falar e um enorme medo de morrer. O ataque dura de 20 a 30 minutos, raramente mais de uma hora.
Como se faz o diagnóstico?
O médico diagnostica o transtorno de pânico através do relato contado pelo paciente, procurando diferenciar de outras doenças físicas ou psicológicas. Muitas vezes a pessoa procura ajuda quando nota que não está mais conseguindo sair sozinha de casa por medo que ocorra um ataque de pânico.
Como se trata?
A pessoa deve procurar um médico que provavelmente irá associar um modelo de psicoterapia com uma medicação. Os sintomas melhoram dramaticamente nas primeiras semanas de tratamento. Atualmente os medicamentos mais empregados são os antidepressivos. Os sintomas melhoram consideravelmente nas primeiras semanas de tratamento. 

___________________________________________________

Como conseguir remédio gratuitamente


Como conseguir remédio gratuitamente
No Brasil todas as pessoas têm direito a receber medicamentos gratuitos, oferecer remédios sem custo algum a população é obrigação da rede pública.
Os remédios oferecidos são para o tratamento de quaisquer doenças, onde até mesmo os remédios de tarja preta são válidos para distribuição, mas para garantir esse beneficio é preciso que o indivíduo que precise do remédio tenha sido encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de seu tratamento em rede pública.
Quase sempre os medicamentos são disponibilizados em postos onde os pacientes costumam serem atendidos, mas em casos de tratamentos de doenças raras, alguns tipos de remédios estão a disposição somente em específicos postos de saúde.
Se você é paciente do SUS tem todo direito de fazer uso dos remédios gratuitos, basta apresentar a receita, que na hora receberá o que precisa, mais infelizmente em muitas cidades do país faltam medicamentos nos postos de saúde isso devido a diversos fatores sociais e políticos, que dificultam a distribuição de alguns tipos de remédios à população.
Caso não saiba onde obter os remédios gratuitamente, você deve se informar no posto em que foi atendido, caso isso não de resultado corra atrás em sua cidade da Secretaria Municipal de Saúde.
Caso o medicamento falte em sua cidade, ou a mesma não tenha serviço de distribuição de medicamentos gratuitos, você deverá pegar uma guia, chamada de “município referencia”, ela te encaminha para um posto com mais recursos em sua região.


___________________________________________________


AUTISMOAUTISMO
O que é?
Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. 
Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Causas
A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e diagnóstico
Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
Sintomas de autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem cerebral.
A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante testes padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70 por cento das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40 por cento das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da adolescência.
Algumas crianças autistas apresentam aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser vistos na tomografia cerebral computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens da ressonância magnética podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade.
Assim, pode ser muito difícil para o médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e tratamento
Os sintomas de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida.
Muitos especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de 50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em tempo integral quando adultos.
Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, freqüentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.
Fonoterapia é iniciada precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais dedicados.
Lista de Checagem do Autismo
A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.
Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,
Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,
Risos e sorrisos inapropriados,
Não temer os perigos,
Pouco contato visual,
Pequena resposta aos métodos normais de ensino,
Brinquedos muitas vezes interrompidos,
Aparente insensibilidade à dor,
Ecolalia (repetição de palavras ou frases),
Preferência por estar só; conduta reservada,
Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,
Faz girar os objetos,
Hiper ou hipo atividade física,
Aparenta angústia sem razão aparente,
Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,
Apego inapropriado a objetos,
Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e
Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.

 FONTE:  http://www.abcdasaude.com.br

___________________________________________________



DISTIMIA - ESTADO CRÔNICO DE DEPRESSÃO

DISTIMIA - ESTADO CRÔNICO DE DEPRESSÃO
Sinônimos e nomes populares:
Transtorno distímico, neurose depressiva, depressão neurótica, neurastenia, transtorno depressivo de personalidade.
O que é?
A distimia é uma doença do humor, como a depressão, porém ocorrendo de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos), durando a maior parte do dia, na maioria dos dias.
O que se sente?
Além do humor triste de forma prolongada, a pessoa pode sentir o apetite aumentado ou diminuído, insônia ou muita sonolência, sensação de baixa energia e cansaço, baixa auto-estima, com pensamentos de não ter valor ou ser incapaz, apresentando ainda dificuldade em concentrar-se ou em tomar decisões, além de ter sentimentos de falta de esperança. Não necessariamente todos esses sintomas deverão estar presentes, mas muitos são comuns.
Diferentemente da depressão, a distimia pode deixar o indivíduo com a sensação de que este é o seu jeito normal de ser, com dizeres como "sempre fui desse jeito ". Há, portanto, uma perda de autocrítica quanto à doença, o que, somado ao baixo interesse em várias áreas da vida, pode levar ao isolamento ou a uma vida limitada, com poucos relacionamentos sociais, inclusive dificuldades profissionais e familiares. Normalmente não há um período mais agudo da doença, com os sintomas sendo mantidos de uma forma estável durante anos, porém é comum ocorrer a depressão propriamente dita em uma pessoa previamente com distimia, o que costuma ser chamado de depressão dupla. Em outros casos, pode ocorrer inicialmente um episódio depressivo, em que não ocorre remissão total dos sintomas, e que o quadro clínico residual caracteriza um episódio distímico.
Como se desenvolve?
A distimia freqüentemente começa cedo na vida, na infância, adolescência ou início da idade adulta, por isso facilmente confundindo-se com o jeito de ser da pessoa. Em crianças, muitas vezes expressa-se por irritabilidade e mau humor, ou então pode parecer “boazinha” demais, sendo uma criança que brinca e permanece quieta a maior parte do tempo, que não faz bagunça, não incomoda, e não raro, diz-se que esse é o “jeitinho” dela. Em adolescentes pode associar-se principalmente à rebeldia e irritabilidade, mas isolamento e abuso de drogas podem ocorrer.
Qual a importância de se tratar a distimia?
Comumente a pessoa com distimia não procura tratamento por esse problema. Porém, esta é uma doença freqüentemente associada a outras, como depressão, transtornos de ansiedade (principalmente transtorno do pânico), abuso de álcool e drogas e múltiplas queixas físicas (dores, por exemplo) de origem psicológica. Portanto, são pessoas que terminam por recorrer a vários tratamentos médicos, muitas vezes usando várias medicações, mas não tratando especificamente a distimia.
Como se trata?
A distimia em geral requer tratamento medicamentoso e psicoterápico. A medicação utilizada geralmente envolve antidepressivos, e nos casos em que há comorbidade com outras patologias, o tratamentos destas também se faz necessário. A psicoterapia é fundamental no tratamento desses pacientes, podendo ser cognitivo-comportamental, ou de orientação analítica. Em alguns casos, a terapia familiar pode auxiliar na melhora do paciente e de sua família, uma vez que eles vem há muitos anos com um padrão disfuncional de comportamento e relacionamento entre os membros.

___________________________________________________


CÁLCULOS RENAIS

Sinônimos e nomes populares:
pedras nos rins, litíase, nefrolitíase.

O que é?
O depósito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário é o que se chama de cálculo urinário. Cálculos constituídos por cálcio são os mais comuns. Outros minerais encontrados são: oxalato, fósforo, ácido úrico. As "pedras" podem também ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina. Como exemplo, pode se tomar uma pessoa que faça uso exagerado de leite e derivados, os quais são ricos em cálcio. Após um período de tempo haverá uma provável formação de cálculo de cálcio nos rins.
O que se sente?
O cálculo renal é o responsável pela famosa cólica renal: dor nas costas ou no abdome lateral ou embaixo das costelas com irradiação para o testículo do mesmo lado ou para o grande lábio vaginal nas mulheres. Geralmente é uma dor forte, intensa. O paciente pode ter sangue na urina. Se há infecção urinária concomitante o aparecimento de febre é comum. Os cálculos podem também ser assintomáticos e crescerem até um tamanho considerável, sem que o paciente os note.
Como se faz o diagnóstico?
A história e o exame físico geralmente trazem a suspeita de cálculo. O exame comum de urina apresenta sangue na maioria dos casos. O diagnóstico é confirmado através de radiografias abdominais,de ecografia abdominal ou , mais precisamente, de tomografia computadorizada abdominal total.
Como se trata?
O primeiro objetivo do tratamento é aliviar a dor do paciente, o que se faz com analgésicos e antiespasmódicos. Muitas pedras pequenas serão eliminadas espontaneamente pelo paciente. Outras necessitarão de um tratamento específico. Cálculos de ácido úrico poderão ser tratados clinicamente com grande ingestão de água, alcalinizantes da urina e substâncias que interferem na sua formação. Já os cálculos de cálcio não dissolvem dessa maneira.
Até alguns anos atrás, a maioria das pedras exigia um procedimento cirúrgico com extenso corte na pele do paciente. Atualmente, há vários métodos modernos no combate a litíase. A litotripsia extracorpórea utiliza ondas de choque que atravessam o corpo do paciente em direção ao cálculo, fragmentando-o em pequenas partes e sendo eliminados pela urina. As pedras também podem ser retiradas através de tubos chamados endoscópios, os quais são finos e possuem iluminação na extremidade. Podem ser colocados da uretra em direção ao rim e com pinças especiais ou em associação com litotripsia os cálculos são removidos. Outra forma de tratamento consiste na nefrolitotomia percutânea. Neste procedimento um tubo rígido é colocado no rim através da pele e por este tubo (nefroscópio) são retiradas as "pedras".
Os métodos modernos não estão livres de complicações e podem não ser efetivos, necessitando a complementação de outra modalidade de tratamento. É freqüente a litotripsia não quebrar o cálculo, sendo necessário retirar os fragmentos restantes através de outro método.
Como se previne?
Todos os pacientes com litíase devem realizar exames em busca de defeitos no metabolismo dos minerais. Dosagens no sangue e/ou na urina de cálcio, fósforo, ácido úrico, cistina, fosfatase alcalina, são exemplos de exames a serem solicitados. Alimentos que contenham esses elementos devem ser evitados ou não consumidos em exagero. Existem tabelas de alimentos com seus principais componentes que são úteis em orientar os pacientes no que deve ser evitado.
Todo o paciente que apresenta litíase deve ingerir uma quantidade de água o suficiente para produzir dois litros de urina por dia. Esse é um dos fatores mais importantes na prevenção de cálculos renais. Medicações específicas para determinados tipos de cálculo existem e são usadas em situações especiais.
Os cálculos renais devem ser prevenidos. Uma vez presentes no aparelho urinário devem ser tratados principalmente enquanto forem pequenos. Cálculos grandes são de difícil tratamento mesmo com as técnicas modernas descritas acima. As "pedras" causam obstrução com dilatação das vias urinárias, infecção, diminuição da função renal e insuficiência renal o que podem ser as conseqüências finais desta doença.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
O que causa pedra nos rins?
Pedras nos rins podem causar câncer?
Pedras nos rins podem causar uma infecção?
Quais os cuidados que devo tomar se estiver com essa doença? 


___________________________________________________





TRANSTORNO DO COMER COMPULSIVO
Sinônimos:
Comer compulsivo, ataques de comilança
O que é?
Anteriormente conhecido como binge, o transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais freqüentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
O que se sente?
Episódios de ingestão exagerada de alimentos.
Comer mesmo sem ter fome.
Dietas freqüentes.
Flutuação do peso.
Humor deprimido.
Comer em segredo por sentimento de vergonha e culpa.
Obesidade.
As complicações médicas estão relacionadas diretamente com o aumento da ingesta calórica e suas repercussões. As principais são:
Obesidade
Infarto
Pressão alta.
Aumento do colesterol.
Diabete.
Complicações cardíacas.
Problemas osteomusculares e articulares
Causas
As causas desse transtorno são desconhecidas. Em torno de 50% das pessoas têm uma história de depressão. Se a depressão é causa ou efeito do transtorno, ainda não está bem claro. Muitas pessoas relatam que a raiva, a tristeza, o tédio, a ansiedade e outros sentimentos negativos podem desencadear os episódios de comilança. Embora não esteja claro o papel das dietas nesses quadros, sabe-se que, em muitos casos, os regimes excessivamente restritivos podem piorar o transtorno.
Como se trata?
O transtorno do comer compulsivo desenvolve-se a partir da interação de diversos fatores predisponentes biológicos, familiares, socioculturais e individuais. O seu tratamento exige uma abordagem multidisciplinar que inclui um psiquiatra, um endocrinologista, uma nutricionista e um psicólogo. O objetivo do tratamento é o controle dos episódios de comer compulsivo através de técnicas cognitivo-comportamentais e de um acompanhamento nutricional para restabelecer um hábito alimentar mais saudável. A psicoterapia dinâmica ou a interpessoal podem ajudar o paciente a lidar com questões emocionais subjacentes. O acompanhamento clínico faz-se necessário pelos riscos clínicos da obesidade. As medicações antidepressivas têm se mostrado eficazes para diminuir os episódios de compulsão alimentar e os sintomas depressivos.

___________________________________________________


TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
(PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA) 

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
Sinônimos e nomes relacionados:
Psicose maníaco-depressiva, transtorno ou doença afetivo bipolar, incluindo tipos específicos de doenças ou transtornos do humor, como ciclotimia, hipomania e transtorno misto do humor.
O que é a doença bipolar do humor:
O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.
O que causa a doença bipolar do humor:
A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.
Como se manifesta a doença bipolar do humor:
Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, com muitos casos de mulheres podendo ter início entre os 45 e 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, e quando isso acontece, é importante investigar outras causas. 
A MANIA (eufórica) é caracterizada por: 
 
Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura;
Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”;
Agitação, inquietação física e mental;
Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las
Otimismo e confiança exageradas;
Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir;
Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais;
Idéias grandiosas;
Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra,tagarelice;
Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
Gastos excessivos;
Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
Aumento do impulso sexual;
Agressividade física e/ou verbal;
Insônia e pouca necessidade de sono;
Uso de drogas, em especial cocaína, álcool e soníferos.
* Três ou mais sintomas aqui relacionados devem estar presentes por, no mínimo, uma semana; 
* A hipomania é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente. Geralmente, passa despercebida por ser confundida com estados normais de alegria e devem durar no mínimo dois dias. 
A DEPRESSÃO, que pode ser de intensidade leve, moderada ou grave, é caracterizada por: 
 
Humor melancólico, depressivo;
Perda de interesse ou prazer em atividades habitualmente interessantes;
Sentimentos de tristeza, vazio, ou aparência chorosa/melancólica;
Inquietação ou irritabilidade;
Perda ou aumento de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar (lentidão);
Fadiga ou perda de energia;
Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.
* estes sintomas manifestam-se na maior parte do tempo por, pelo menos, DUAS semanas. 
O ESTADO MISTO é caracterizado por: 
 
Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas;
* os sintomas devem estar presentes a maior parte dos dias por, no mínimo, uma semana.
De que outras formas a doença bipolar do humor pode se manifestar:
Existem três outras formas através das quais a doença bipolar do humor pode se manifestar, além de episódios bem definidos de mania e depressão.
Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa.
Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva.
A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.
Como se diagnostica a doença bipolar do humor:
O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.
Como se trata a doença bipolar do humor:
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.
fonte:
http://www.abcdasaude.com.br 

___________________________________________________



DISTÚRBIOS DE ANSIEDADE - FOBIAS
Ansiedade Normal
Sentir-se ansioso é uma experiência comum a qualquer ser humano. Quem já não se sentiu apreensivo, com dor de cabeça, palpitações, respiração rápida, aperto no peito, desconforto abdominal ou inquietação? A ansiedade é uma resposta normal para diversos acontecimentos na vida: para um bebê ameaçado com o afastamento dos pais, para as crianças no primeiro dia de escola, para os adolescentes no primeiro namoro, para os adultos que contemplam a velhice e a morte e para qualquer um que enfrente uma doença. A ansiedade é um acompanhante normal do crescimento, das mudanças, de experiências novas e inéditas, do encontro da própria identidade e do sentido da vida de uma pessoa.
Quando a ansiedade atrapalha podendo tornar-se uma doença
Quando a situação de ansiedade desencadeia sintomas com intensidade e duração maiores que o esperado, causando significativo grau de sofrimento, é bem provável que esta pessoa esteja apresentando algum transtorno de ansiedade.
Os mais comuns são: 
 
Fobia Específica
Fobia Social
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Transtorno Obsessivo-compulsivo
Transtorno de Pânico

FONTE: http://www.abcdasaude.com.br

___________________________________________________


Tudo sobre a catarata; incluindo diagnósticos, tratamento e prognósticos


Catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.



Sintomas

Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.

Causas

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.

Diagnóstico

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.

Tratamento

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.

Recomendações

  • Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;
  • Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;
  • Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;
  • Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida. 
  • fonte: www.utilidadepublica.com

___________________________________________________

GÂNGLIOS PESCOÇO INCHADOS


Não que se preocupar, os gânglios ficam grandes em determinadas situações tais como: infecção, viroses ou outras doenças, pois é nestas estruturas que os glóbulos brancos se reúnem para lutar contra os micróbios, daí incharem e ficarem doridos, vigie e se tiver outros sintomas fale com o seu médico. Pode tomar ibuprofeno.

NÓDULO NO PESCOÇO

No pescoço temos uns nódulos (gânglios linfáticos) que fazem parte do sistema imunitário. Quando temos uma infecção começam a ser produzidos glóbulos brancos (defesas) que se acumulam nestes reservatórios tornando-os maiores, inchados e mais doridos. Os gânglios podem ser palpados as virilhas, pescoço, atrás das orelhas, axilas e debaixo da mandíbula. Se detectar esta alteração em vários nódulos e diferentes locais deve consultar o seu médico.

GÂNGLIOS INCHADOS

O nosso corpo tem mais de 500 gânglios linfáticos, nestas estruturas acumulam-se os glóbulos brancos que lutam contra as infecções ou outros invasores do nosso corpo. Em situações de infecção, viroses ou outras doenças é comum notarmos pequenos inchaços no pescoço, axilas e virilhas (zonas onde mais facilmente se notam os gânglios). Perante estas descobertas devemos permanecer calmos e aguardar que a infecção passe. Se os gânglios não diminuírem após 12 dias devemos contactar o seu médico.

___________________________________________________

COLESTEROL, TRIGLICÉRIDOS E DOENÇA CARDIOVASCULAR

O colesterol e os triglicéridos, são dois tipos de gorduras produzidas pelo nosso organismo e que circulam no sangue. Os valores destas gorduras variam consoante a alimentação, estilo de vida e factores hereditários. Quando temos valores elevados de gorduras elas depositam-se nas paredes das artérias, entupindo-as aumentando o risco de doenças cardíacas, como AVC, enfartes, entre outras.
Os valores elevados destas gorduras não causam sintomas, por isso é importante fazer um controlo esporádico, se tem estes valores elevados reduza o seu peso, deixe de fumar, pratique exercício físico, controle a sua tensão arterial e coma mais fruta e vegetais.

___________________________________________________

IMUNOGLOBULINA ANTI-D (VACINA NA GRAVIDEZ – RH-)

O sangue humano pode ser de tipo A, B, AB e O, e ter factor Rhesus positivo ou negativo (Rh+ ou Rh-). Uma mulher com o sangue tipo Rh- quando engravida pode dar à luz um bebé Rh+, o que fará com que o seu organismo crie anticorpos e numa próxima gestação haja rejeição do bebé. Por isto é importante fazer uma vacina profilática denominada Imunoglobulina Anti-D (IgD). A IgD contém anticorpos específicos contra o antigénio D (RH) dos eritrócitos/ hemáceas/ glóbulos vermelhos. Esta vacina pode ser feita as 28 semanas de gestação ou após o parto. Esta profilaxia denomina-se Profilaxia Rhesus

___________________________________________________

AUTO-EXAME DA EXPECTORAÇÃO

A expectoração é uma mistura de mucosidade, desperdícios e células produzida pelas vias respiratórias. Esta produção acontece quando ocorre uma irritação, infecção ou inflamação das vias aéreas. A vigilância da expectoração é importante e o seu aspecto ajuda o diagnóstico médico. A expectoração amarela, verde ou parda, revela uma infecção bacteriana. A expectoração transparente, branca ou aquosa, indica a presença de um vírus, de uma alergia ou de uma substância irritante. Se a expectoração for raiada de sangue ou tiver presença de sangue deve falar com o seu médico pois poderá estar com uma infecção pulmonar.

___________________________________________________

SULFADIAZINA DE PRATA – POMADA QUEIMADURAS - CURAR QUEIMADURAS



A sulfadiazina de prata é uma pomada indicada para tratar queimaduras e 1º e 2º grau, com acção anti-bacteriana e anti-infecciosa. Como utilizar: a pomada deve ser aplicada com auxílio de luva ou espátula esterilizada, cerca de 3 a 5 mm de espessura, coberta com gaze gorda e fixa com compressas ou gazes e adesivo. A gaze gordurosa não permite que o restante penso se cole à ferida. O penso deve ser feito diariamente após lavagem com soro fisiológico. A pomada deve ser conservada em local fresco (25ºC) longe de fontes de mau odor e calor. Após aberta a bisnaga deve ser consumida dentro de 7 dias, após os quais perde a validade. Tenha a vacinado do tétano em dia.



Mãos limpas: hábito simples pode evitar problemas de saúde





Infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe convencional e H1N1, entre muitas outras enfermidades, podem ser evitadas quando se lava as mãos corretamente. Moedas, maçanetas, botões de elevador e telefones são apenas alguns exemplos de itens compartilhados por muitos e que podem facilitar a transmissão de doenças. Para não ficarmos tão expostos, recomenda-se uma boa higienização das mãos sempre.

Esta é uma das medidas de prevenção mais eficazes, mas, apesar de a grande maioria das pessoas reconhecer a importância do hábito, muitas não sabem praticá-lo corretamente. De acordo com o infectologista André Ricardo da Silva, coordenador da Comissão de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar do Prontobaby – Hospital da Criança, não basta ligar a água da torneira e colocar as mãos embaixo d’água por apenas cinco segundos. “O tempo ideal de lavagem é de 10 a 15 segundos, com sabonete líquido e limpeza de áreas escondidas, como entre os dedos e sob as unhas. Também devemos esfregar os punhos, antebraços e a parte de cima das mãos”, ensina.

Sendo assim, para uma boa higienização é preciso: água corrente e sabonete (líquido ou em barrinhas individuais para uso único); tempo de 10 a 15 segundos; esfregar palma da mão, dorso, entre os dedos, debaixo das unhas, polegares e pulsos; enxaguar até eliminar toda a espuma e secar bem com uma toalha limpa. Vale lembrar que a limpeza das mãos também pode ser feita com o álcool em gel (com concentração de álcool a 70%).

Desde a última epidemia da gripe H1N1, em 2009, o uso do álcool em gel para a higienização das mãos tem se tornado mais frequente. Essa é uma medida positiva, que reduz as possibilidades de infecção por contato com vírus e bactérias. O médico chama atenção para o fato de que a concentração de álcool precisa ser de 70% para garantir a sua eficiência. Além disso, o produto deve ser específico para a higienização das mãos, ou seja, o álcool usado para a limpeza doméstica não serve. “Mas não adianta passar um pouco de álcool em gel apenas nas palmas das mãos. A técnica deve ser a mesma utilizada na lavagem com água e sabão”, diz o infectologista do Prontobaby.

É comum que as pessoas se lembrem de lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes de fazer as refeições. Porém, como está descrito acima, esses não são os únicos momentos nos quais estamos expostos a vírus e bactérias que podem causar doenças. Qualquer contato com superfície ou objeto manuseado por outras pessoas pode ser um meio de transmissão de agentes patogênicos. “Ao levarmos a mão à boca, esfregarmos os olhos ou coçarmos o nariz, colocarmos as mucosas dessas áreas em contato com esses micro-organismos. Por isso é tão importante ficarmos atentos à limpeza correta das mãos”, orienta Dr. André Ricardo da Silva.

Novos hábitos podem nos levar a uma vida mais saudável e muitas vezes pequenas coisas podem fazer a diferença. A Organização Mundial da Saúde afirma que a limpeza apropriada das mãos é considerada a mais eficaz ação isolada para reduzir as infecções.

Fonte:  http://www.saude.com.br 




________________________________________________________________________

HIPERTENSÃO



O QUE É DIABETES?


_____________________________________

Vamos combater a Dengue juntos




_____________________________________


Contra Queda de Cabelo


Tudo sobre Queda de Cabelo




IMPLANTE CAPILAR: QUEM PODE FAZER?



























O implante de cabelos pode ser a melhor solução para os homens que estão perdendo os cabelos de uma forma que os tratamentos convencionais já não possuem efeito. Veja os detalhes do procedimento de implante capilar. Veja!
A calvície incomoda muita gente, e existem vários tipos de tratamento para esse problema. Alguns mais demorados, outros bem definitivos, como é o caso do implante capilar. O procedimento cirúrgico consiste em realocar no couro cabeludo os folículos capilares perdidos pela calvície, de forma que eles cresçam saudáveis, novamente. Geralmente, os fios recolocados através do implante de cabelos não voltam a cair, em sua maioria, o que caracteriza o procedimento como bastante eficaz. Mas quem é que pode se submeter a ele?
A rigor, qualquer pessoa que sofra com calvície, em qualquer nível, poderia se submeter ao procedimento de implante de cabelos. Mas nem todos os casos chegam a esse extremo – sim, extremo, uma vez que o implante é um procedimento cirúrgico e sério, não uma viagem à Disney. Portanto, um médico dermatologista é a pessoa mais indicada para dizer se a pessoa deve ou não procurar a saída para seu problema no implante capilar. Geralmente são indicadas a fazer esse tipo de tratamento pessoas com áreas de calvície bem definidas, que apresentem a maior área doadora de cabelos possível (uma vez que a estrutura é retirada da própria pessoa) e pessoas que tenham sob controle situações de queda e seborreia intensa.
Impante de cabelos
Impante capilar
Também podem se submeter ao procedimento pessoas que não apresentem problemas clínicos relevantes, principalmente do coração – é necessário passar pelo crivo de um cardiologista antes de começar a cirurgia. O pós-operatório não é fácil para muita gente, principalmente quem tem vícios severos, como o cigarro. Os fumantes devem evitar fumar nos dez dias depois da operação para que a cicatrização ocorra perfeitamente.
implante capilar nada mais é do que a realização de uma técnica cirúrgica bem desenvolvida e estudada por gente que sabe o que está fazendo, já que o processo operatório é sério, como qualquer outra cirurgia. Ou seja: se o seu problema de queda de cabelo for realmente mais complicado, nada de apelar para remédios “milagrosos”, xampus de efeito antiqueda ou outros cosméticos sem consultar, antes, seu médico dermatologista. Ele é a pessoa mais indicada a dizer o grau do problema e a forma mais indicada – e, muitas vezes, menos invasiva – de tratamento, ou se for o caso, o procedimento cirúrgico para o implante de cabelos.

COMO SE LIVRAR DA CASPA



























A Caspa atinge um número muito grande de brasileiros, por isso, preparamos um conteúdo especial que fala sobre o problema da caspa e algumas formas para o tratamento da caspa eficaz e sério. Confira dicas de como se livrar da caspa.
Poucas coisas na vida são tão inconvenientes como a caspa, aquele descamado esbranquiçado do couro cabeludo que cai sobre as nossas roupas e enche nosso cabelo de “farelinhos”, dando um aspecto de sujo. Para quem sofre com esse mal, a boa notícia é que existe tratamento para a caspa, que pode ser feito desde dentro de casa até através de uma receita feita pelo dermatologista. A má notícia é que o resultado não é imediato, e é preciso ter bastante disciplina para seguir com o tratamento.
caspa é gerada pela oleosidade do cabelo e tem o nome científico de “dermatite seborreica”. Ela pode estar relacionada a vários fatores, como alterações hormonais (é muito comum na gravidez, por exemplo), estresse, mudança de clima e temperatura e mudanças estruturais na alimentação. Quanto mais simples for a causa, mais fácil é o tratamento para conter acaspa e dar um fim no problema.
Fuja da caspa
Fuja da caspa
O dermatologista é o médico responsável pela saúde dos cabelos e é ele quem deve receitar o melhor tratamento anticaspa, principalmente se o couro cabeludo estiver descamando e coçando muito – o que significa uma evolução negativa no quadro da dermatite. Geralmente é possível acabar com a caspa (ou pelo menos conter a produção excessiva de oleosidade) com corticoides, ácidos e cetoconazol, entre outras substâncias encontradas em remédios com venda sob prescrição médica.
Quem quer dar um jeito nas caspas de forma “artesanal” deve tomar cuidado com os rótulos dos xampus anticaspa e outros cosméticos que prometem dar um fim no problema. Na maioria das vezes, eles só são eficazes no tratamento para caspaquando o quadro é bem primário, simples e sem muitas complicações. Quem já tem uma dose avançada de caspa durante algum tempo deve procurar o médico, para indicar o melhor xampu e os medicamentos. Fica a dica que grande parte dos cosméticos disponíveis hoje no mercado não fazem nada além de maquiar o problema, sem dar um resultado efetivo. Ou seja: confiar cegamente nos xampus que prometem ação anticaspa pode ser, além de uma maneira ineficaz de lidar com o problema, uma ótima razão para jogar dinheiro ao vento.



COMO ACABAR COM A CASPA



























A caspa atinge um número de pessoas muito grande, por isso, muita gente busca por formas para se livrar dos floquinhos brancos que poluem a cabeça. Separamos algumas dicas importantes para que você possa tratar esse problema.
A caspa é um dos inconvenientes capilares que mais afetam os brasileiros: estima-se que pelo menos 50% sofra, vez ou outra, com os floquinhos brancos que insistem em cair do nosso couro cabeludo para as roupas, principalmente escuras, claro. Mas esse é um mal totalmente remediável, visto que, em questão de tratamento caspa, muita coisa pode ser feita para diminuir o problema.
Algumas delas são quase “artesanais”, já que podem ser feitas da maneira mais simples, dentro de casa mesmo. Quer um exemplo? Quem tem tendência a ter caspa e toma banho quente acaba fazendo surgir essa descamação capilar. O tratamento, nesse caso, é simples: tomar banho morno ou frio, ou pelo menos deixar de lavar a cabeça com água quente.
Outra causa clássica de aumento da caspa é lavar o cabelo muitas vezes por semana, de forma que ele não tenha tempo de secar por completo, ou usar muito condicionado próximo à raiz do cabelo no alto da cabeça. Para esses casos, as dicas são não lavar tanto os cabelos, se vir que eles estão ficando oleosos (em alguns casos, é justamente a falta de lavagem que pode dar origem à caspa, então o contrário, aqui, também se aplica), e não usar condicionador no topo da cabeça, e sim nas pontas e no meio. O xampu, que podemos – e devemos – esfregar no alto da cabeça deve ser passado somente uma vez a cada lavagem, para evitar descamação do couro cabeludo.
Se a caspa vier em níveis altos e intensos de descamação, a dica é procurar um dermatologista, que é quem pode prescrever o tratamento certo para acabar com essa situação que, por vezes, chega a ser constrangedora. Alimentação correta e diminuição do consumo de bebidas alcoólicas também podem ajudar a suprimir o surgimento da caspa, ou sua proliferação, quando instaurada. Por fim, a caspa também pode ter fundo nervoso, emocional. Se você se estressa ou deprime com facilidade, tem mais chances de sofrer com a caspa. Nesse caso, é também o médico que pode te instruir a quais tratamentos seguir e medicamentos a tomar. Seja do jeito que for, com a ajuda dos especialistas você sempre vai conseguir se livrar de mais de um problema de uma só vez.



QUEDA DE CABELO – VITAMINAS PARA EVITAR 

QUEDA DE CABELO



























Algumas vitaminas são essenciais para prevenir ou diminuir a queda de cabelo. Elas são acessíveis e basta que nossa alimentação esteja de acordo com aquilo que o nosso corpo pede, para que assim, possamo evitar a queda de cabelo através dessas vitaminas. Conheça um pouco mais sobre o assunto.
queda de cabelo pode ocorrer por vários fatores, sendo um deles a possível falta de vitaminas no nosso organismo. Acredite se quiser, mas quando a gente se alimenta mal por um médio período de tempo ou não tem bons hábitos alimentares no geral, isso acaba afetando não só a saúde dos órgãos, como também das unhas e dos cabelos, que se tornam quebradiços e, no caso do último, não param de cair. Se esse for o único fator de queda, melhorar o suprimento de vitaminas do corpo pode ser a principal atitude para reverter o problema. E nem é preciso, necessariamente, comprar suplementos vitamínicos. Muitos alimentos do dia a dia têm o que você precisa para curar a queda de cabelo.
Alimentos que contém vitaminas contra queda de cabelo
Alimentos que contém vitaminas contra queda de cabelo
Para manter balanceada a dieta, que deve ter carboidratos, proteínas e muita vitamina, o melhor a se fazer é procurar um médico e um nutricionista, que poderá passar, através dos alimentos, o melhor tratamento para queda de cabelo. Mas algumas coisas são básicas nesse processo, como aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, tais como banana, batata, uva passa e cereais integrais. Alimentos como frutos do mar e carnes, ricos em zinco, também são indicados como formas de contenção do problema. O ferro, encontrado no kiwi, na acerola e na laranja, também pode ajudar nos processos de tratamento contra a perda dos cabelos, caso a falta de vitamina seja o principal fator da queda. E as proteínas, claro, são muito importantes para evitar que os cabelos caiam em altos níveis, e são encontradas nos alimentos que consumimos quase que diariamente, como ovos, leite, carne, aves, peixes, frutas, vegetais e grãos.
Agora que você já sabe que a falta de vitaminas e queda de cabelo podem estar relacionados diretamente, o melhor a se fazer é rever os hábitos alimentares e tentar ao máximo aumentar os níveis de vitamina no organismo. Caso o problema persista, o sinal que se tem é de que não era necessariamente a falta das vitaminas a causadora da queda dos cabelos, então a dica é procurar um dermatologista e verificar o melhor tratamento possível. A vitamina não ajuda só no fortalecimento dos cabelos, mas também das unhas e no melhoramento de órgãos vitais, como fígado, coração e pâncreas. Vale a pena melhorar a qualidade do que você consome, já que o resultado positivo afetará o corpo de forma geral.



PRINCIPAIS CAUSAS DA CASPA



























A caspa é um mau que deixa muitas pessoas preocupadas. O problema com as caspa está ligado a diversos fatores, desde o desleixo com o cabelo até o uso excessivo de produtos químicos. Diversos são os fatores que causam a caspa. Conheça alguns deles e como se livrar das caspas.
Poucas coisas conseguem nos incomodar mais no dia a dia do que essa tal de caspa, que insiste em aparecer nos piores momentos e “enfeitar” nossas roupas com floquinhos brancos. Como todo tipo de reação do corpo, existem várias razões para o surgimento da caspa, vários níveis de gravidade e vários tipos de tratamento. Então, procure um dermatologista e não se preocupe, porque a caspa tem cura (e mesmo porque a preocupação excessiva pode ser, também, uma das razões para o surgimento dessa reação capilar).
Entre os fatores mais comuns (e menos preocupantes) que permitem o surgimento da caspa, os mais comuns estão o clima seco das estações de outono e inverno e o excesso ou falta de limpeza capilar, além do excesso de químicas e da dupla escova/chapinha. Nesses casos, o dermatologista pode indicar um xampu anti-caspa correto e o problema pode ir embora rapidamente. Tomar banho com água quente também favorece o surgimento de caspas, e a mudança de hábito na hora do chuveiro pode, também, amenizar o problema, se ele não for embora por completo.
Principais causas da caspa
Principais causas da caspa
Um dos fatores mais problemáticos no surgimento da caspa é o stress, mesmo aquele que aparece só de vez em quando. Quando ficamos estressados, o sistema nervoso faz com que as células se dividam mais rapidamente e causem descamação no couro cabeludo, trazendo à tona (literalmente) a caspa. E a caspa tem a infeliz tendência de atrair fungos, o que acaba fazendo com que a irritação no couro cabeludo possa se proliferar mais ainda. Quando o problema é de fundo emocional ou sentimental, é imprescindível a orientação de médicos especializados (dermatologistas e, em alguns casos, psicólogos ou psiquiatras) para ver o problema indo embora.
O acompanhamento médico, inclusive, é muito importante em todos os casos porque o tratamento caspa não é tão simples quanto parece em algumas das vezes e você só vai descobrir se esse é o seu caso quando consultar um especialista. Além disso, fique sempre muito atento e não acredite em todos os rótulos de xampu anti-caspa que permeiam as farmácias, redes de cosméticos ou salões de beleza. A grande maioria não age como deveria e acaba sendo, apenas, um chamariz para consumidores que sofrem com o problema. O dermatologista é sempre a pessoa mais indicada para dizer se você pode comprar um xampu anti-caspa “normal” ou se vai ser mais efetivo comprar um produto cuja química realmente faça efeito para o resultado desejado.

fonte: http://www.contraquedadecabelo.com.br/


___________________________________________________________________________________

Dicas de um ex-tímido para tímido

garoto-timidoAutor: Junior Silva
Algumas pessoas ainda não acreditam quando eu digo que era tímido. Não que eu seja atualmente um “cara-de-pau”, mas é que eu aprendi a me relacionar melhor com as pessoas.

Pra se ter uma idéia, eu sequer pedia informações na rua quando me via perdido. Telefone? Gaguejava toda vez que o atendia. Suava frio quando tinha que fazer uma entrevista de emprego ou quando pensava em conversar com uma mulher. Mas um dia eu cheguei a uma conclusão de que eu tinha que fazer alguma coisa, antes que a timidez pudesse me causar problemas mais sérios, tanto na minha vida social quanto na profissional. Lendo várias matérias, livros, dicas de outras pessoas, minhas próprias teorias e tudo mais, cheguei a resumir isso em 5 dicas que podem dar um impulso a, pelo menos, amenizar o fantasma que é a timidez.
Aqui vão elas:
  1. Não se sinta excluído.
Saiba que você não é o único tímido no planeta. Existem pessoas que são mais tímidas que você. Procure se colocar no lugar de uma delas.

    2.   Preste atenção nas suas dificuldades.

Procure se ater nas suas dificuldades. Se possível for, anote-as e veja o que pode ser feito para se sair dessas situações.

    3.  Compreenda melhor um diálogo.

Essa dica é importante pra quem não consegue conversar com alguém do sexo oposto. Sabe aquela situação em que uma pessoa puxa assunto com a outra e, de repente, o assunto acaba e fica aquele silêncio desconfortável? Quando você abordar alguém, converse coisas positivas, e se você fizer perguntas, não dê margem pra respostas assertivas, aquelas que são condicionadas à um sim ou não apenas.

    4.   Não se sinta intimidado, mantenha-se calmo.

Existem muitas pessoas que abordam um tímido de uma maneira muito extrovertida, seja num diálogo ou numa atitude. Isso faz com que a pessoa “trave”. Não se condene tanto, pois, muitas vezes, o problema está no outro, não em você. A pessoa que te abordou pode estar tão desconfortável quanto você.

    5.   Preste atenção também nos progressos.

Se sentir feliz por causa de progressos que você faz na sua vida, sejam eles quais forem, é muito gratificante e faz bem sim. Curta isso, e aprenda com eles também.

Outra coisa que me ajudou muito também foi a música. Como sou cantor e músico solo, aprendi a me expôr mais facilmente. Timidez nessa área é “proibido”. Se você tiver condições ou alguma oportunidade, faça teatro, dança ou aula de canto. Existem oficinas gratuitas também, e essas atividades auxiliam muito. Existem tambémcursos online que podem ajudar.
 fonte: caixa do junior


___________________________________________

Aparelhos de musculação e suas funções

Moças fazendo musculaçãoCuidar da aparência e da saúde é essencial. A prática de musculação é vista como uma forma de manter a saúde em dia e ao mesmo tempo melhorar a aparência física. Os exercícios praticados na academia têm diversas funções como ajudar no fortalecimento muscular, aumentar a resistência física e melhorar a postura.
Nas academias encontramos váriosaparelhos. Quer conhecê-los melhor? Confiram quais são os aparelhos de musculação e suas funções:

Pulley Tríceps

Aparelhos de musculaçãoaparelho Pulley trabalha o músculo tríceps, conhecido popularmente como o “músculo do tchauzinho”. O principal objetivo desse exercício é diminuir a flacidez e deixar a musculatura mais firme e modelada, evitando assim constrangimentos.

Puxador costas

Este exercício é mais praticado por homens, mas também pode ser feito pelas mulheres. O puxador de costas trabalha o músculo do grande dorso, ou seja, o músculo que fica na parte posterior do pescoço, aumentando assim o volume do tronco e ajudando no fortalecimento da coluna. Para fazê-lo é só sentar no banco, inclinar-se para frente à quantidade necessária para posicionar a barra atrás do pescoço. Lembre-se de ficar reto com as costas para não ter dor lombar.

Abdominal paralela

Para quem deseja trabalhar a musculatura do abdômen, o aparelho de abdominal paralela é um ótimo exercício. Trabalha a região abdominal, tonificando os músculos. Durante a sua prática, lembre-se que os joelhos não podem passar a altura do quadril e os pés devem ficar voltados para frente e com a sola paralela ao chão.

Leg Press

Leg Press é um exercício muito praticado pelas mulheres, pois trabalha toda a musculatura dos glúteos e dos quadríceps. O objetivo do aparelho é tonificar os músculos e aumentar a massa muscular. No caso de tonificar os músculos, o ideal é fazer mais repetições com um peso menor, já para aumentar à massa muscular a dica é colocar mais peso e fazer menos repetições. Para evitar lesões no joelho, o ideal é flexiona-los em um ângulo de 90 graus.

Rosca simultânea

Rosca simultânea é um exercício praticado mais pelos homens, embora algumas mulheres também o façam, pois trabalha o músculo bíceps. O objetivo do exercício é desenhar e aumentar a massa muscular do bíceps, deixando os músculos bem modelados. Para se proteger, o ideal é manter os cotovelos junto ao corpo e nunca jogue o peso para a região lombar, pois futuramente isso poderá causar uma lesão grave.

Supino reto

Para fortalecer o músculo peitoral, o exercício mais indicado é o supino reto, um dos que fazem parte da rotina de musculação dos homens. O indicado é tomar cuidado com a velocidade das repetições e dos movimentos, sendo que o tempo indicado é demorar de 2 a 3 segundos para descer toda a barra e subi-la. No caso das mulheres, o exercício, se feito corretamente, ajuda a fortalecer os músculos, dando sustentação aos seios.

Lembre-se que todos os exercícios devem ser feitos com ajuda de um profissional da área de educação física.

fonte: zun


___________________________________________

Pele do rosto avermelhada




Mulher assustada com a peleQuando se olha no espelho e apessoa percebe que a pele do rosto  está com a aparência avermelhada, há vários motivos para isso, pode ser porque a temperatura baixou ou o tempo está seco, ou ainda, pode ser um problema na pele, diagnosticado como rosácea. Trata-se de uma inflamação na pele que deixa o nariz, queixo, testa, bochechas e pescoço avermelhados. A rosácea, às vezes, é confundida com acne ou dermatite seborreia, pois os poros ficam bastante abertos, a pele oleosa, surgindo erupções na pele, porém, trata-se de uma “desordem” neurovascular, que pode atingir muitas pessoas.

O que é rosácea

Mulher com rosáceaÉ um problema inflamatório e de natureza crônica da pele, tendo como característica o rosto avermelhado. Pessoas de pele clara e mulheres, na faixa dos 40 anos são as mais atingidas pela doença, embora haja casos de rosáceo em homem também, embora o índice seja menor, o quadro da doença pode ser mais grave nos homens com o surgimento do rinofima que é o aumento do volume do nariz: a pele fica infiltrada, os poros dilatados com elevações na superfície.

Prevenção

Homem com rosáceaÉ uma doença difícil de ser diagnosticada, pois não se sabe ainda ao certo porque ela aparece, porém segundo estudos, a bactéria Helicobacter pylori que pode causar a gastrite e úlcera, pode facilitar o surgimento da rosácea. Alguns outros motivos como as de ordem endócrina, ácaros, questões genéticas e também os raios ultravioletas, vem sendo estudados como possíveis desencadeantes da doença. Não sabendo a causa, fica difícil preveni-la, porém, ter maior controle na ingestão de bebidas quentes e alcoólicas, alimentar-se de comidas muito quentes e com pimenta, ficar muito tempo em locais com ar condicionado, permanecer em saunas e tomar banhos quentes, bem como, perder a calma facilmente, pode torná-la menos aparente.

Tratamento

Pele avermelhadaExistem opções que podem controlar esta doença, dependendo do seu estágio e gravidade. O que não deve ser feito, é dirigir-se à farmácia o mais rápido possível e realizar a automedicação. A pele poderá ficar mais irritada, pois ela já é oleosa. O correto sempre é procurar um médico especialista que poderá indicar a melhor solução, tais como produtos anti-inflamatórios, antioxidantes e sabonetes específicos para o caso. De antemão, é bom saber que esfoliantes não são indicados, pois irão irritar ainda mais a pele.
Uma das grandes preocupações é que a pele com rosácea tem tendências a desenvolver câncer de pele, por isso protetor solar é fundamental e o médico poderá indicar o ideal para essa doença. A rosácea chega até a baixar a autoestima de uma pessoa, que sente vergonha da sua pele

fonte: zun

_______________________________________________________________

Pimenta do reino faz mal à saúde?



Pimentas e moedor manualQuem pensa ainda que a pimenta-do-reino  deve ser evitada pelo seu ardido, pois provoca gastrite, úlcera, pressão alta e é terrível para a hemorroida, pode tratar de mudar o seu conceito. Além de ótimo tempero, ela contém uma série de medicamentos naturais, tais como: analgésico, anti-inflamatório, xarope, vitaminas, propriedades estas que os homens primitivos já haviam descoberto e que hoje são comprovadas pela ciência.
E é justamente a substância química que dá aquele sabor ardido da pimenta que contém as propriedades benéficas à saúde.

Substância benéfica

Pimeneta do reino moídaA pimenta-do-reino possui uma substância que se chama piperina. Esta substância libera endorfinas, que são analgésicos naturais muito potentes que o cérebro produz. Então, quando uma pessoa ingere alguma coisa apimentada, a piperina ativa os receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores imediatamente enviam a mensagem ao cérebro de que a língua estaria queimando. No intuito de provocar frescor à sensação de ardência, o cérebro responde querendo salvar a pessoa, então, a boca começa a salivar, a face transpira e o nariz fica úmido. Mas, na verdade a pimenta não causa nenhum dano físico real.

Mais propriedades

Pimenta do reino em grãoA piperina é um alcaloide extraído das suas sementes, um estimulante natural que intervêm na absorção de selênio, vitamina B, betacaroteno e auxilia na digestão, ainda tem efeito carminativo e antiflatulento, favorece a circulação no estômago, ajuda na cicatrização de feridas, como nas úlceras, desde que haja mudança nas medidas alimentares e de estilo de vida. Comprovações cada vez maiores têm na piperina um grande poder de ação antioxidante e antienvelhecimento.

Outros benefícios

Pimentas em potinhosAlém dos seus princípios ativos, a pimenta-do-reino é rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, tendo por isso, propriedades protetores do DNA celular. Seus pigmentos vegetais, os bioflavonóides, previnem o câncer. Esta pimenta, além dessas vantagens, já é vista como um alimento funcional, pois apresentam nutrientes e componentes que promovem e preservam a saúde. Também já é utilizada como matéria prima para a fabricação de diversos remédios para dores musculares, reumatismo, problemas gastrintestinais e de prevenção à arteriosclerose. Seu consumo ainda ajuda na baixa imunidade, na depressão, liberando a noradrenalina e adrenalina, para os casos de enxaqueca, esquistossomose, é ainda, antisséptica, cicatrizante e anti-hemorrágica, como possui propriedades vasodilatadoras ainda atua no combate nos males do coração, na obesidade, no câncer e na hipertensão.
Portanto segundo pesquisas, a pimenta-do-reino é muito mais que um simples tempero e traz muitos benefícios à saúde, é uma das especiarias mais antigas do mundo e muito utilizada pelos chefes de cozinha.
 fonte: zun



_____________________________________

Aprenda mais sobre Aids

O que é HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

O Tratamento

O acompanhamento médico da infecção pelo HIV é essencial, tanto para quem não apresenta sintomas e não toma remédios (fase assintomática), quanto para quem já exibe algum sinal da doença e segue tratamento com os medicamentos antirretrovirais, fase que os médicos classificam como Aids.
Nas consultas regulares, a equipe de saúde precisa avaliar a evolução clínica do paciente. Para isso, solicita os exames necessários e acompanha o tratamento. Tomar os remédios conforme as indicações do médico é fundamental para ter sucesso no tratamento. Isso é ter uma boa adesão.
O uso irregular dos antirretrovirais (má adesão ao tratamento) acelera o processo de resistência do vírus aos medicamentos, por isso, toda e qualquer decisão sobre interrupção ou troca de medicamentos deve ser tomada com o consentimento do médico que faz o acompanhamento do soropositivo. A equipe de saúde está apta a tomar essas decisões e deve ser vista como aliada, pois juntos devem tentar chegar à melhor solução para cada caso.
Exames de rotina
No atendimento inicial, são solicitados os seguintes exames: sangue (hemograma completo), fezes, urina, testes para hepatites B e C, tuberculose, sífilis, dosagem de açúcar e gorduras (glicemia, colesterol e triglicerídeos), avaliação do funcionamento do fígado e rins, além de raios-X do tórax.
Outros dois testes fundamentais para o acompanhamento médico são o de contagem dos linfócitos T CD4+Teste de CD4 - é o melhor indicador de como está funcionando o sistema imunológico. e o de carga viralTeste de carga viral - o resultado mostra se o vírus está se reproduzindo no organismo. (quantidade de HIV que circula no sangue). Eles são cruciais para o profissional decidir o momento mais adequado para iniciar o tratamento ou modificá-lo. Como servem para monitorar a saúde de quem toma os antirretrovirais ou não, o Consenso de Terapia Antirretroviral recomenda que esses exames sejam realizados a cada três ou quatro meses.
Determinada pelo médico, a frequência dos exames e das consultas é essencial para controlar o avanço do HIV no organismo e determina o tratamento mais adequado em cada caso.
Onde fazer?
Normalmente, a coleta de sangue para realizar todos os exames pedidos pelo médico é feita no próprio serviço em que a pessoa é acompanhada, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), e enviada para os Laboratórios Centrais (LACEN), unidades públicas de saúde que realizam os exames especializados gratuitamente.

Vacinação do Soropositivo

O soropositivo deve ser avaliado por um médico antes de tomar qualquer vacina para se prevenir de doenças. Se estiverem com a imunidade muito baixa, não devem receber vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos. Diversos estudos mostram que a resposta aos organismos invasores é menor em soropositivos com pouca concentração de linfócitos T CD4+, células de defesa do organismo. Por isso, normalmente os soropositivos sintomáticos não têm boa resposta às vacinas. Portanto, na tentativa de obter uma resposta imunológica ideal, todas as vacinas devem ser dadas no curso da infecção pelo HIV, o mais precocemente possível.

Orientações para adultos
  • Vacina contra a bactéria causadora da pneumonia (pneumococo): a resposta é melhor na fase em que as células CD4+ estão acima de 350/mm3.
  • Vacina contra hepatite B: deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. Indicações para: usuários de drogas injetáveis, homossexuais sexualmente ativos, prostitutas, homens e mulheres com atividade sexual e doenças sexualmente transmissíveis ou mais de um parceiro sexual nos últimos seis meses e pessoas que vivem na mesma casa ou tiveram contato sexual com portadores da hepatite B.
  • Vacina contra a bactéria causadora da meningite (Haemophilus influenzae tipo b): a resposta é mais eficiente nos estádios precoces da infecção pelo HIV.
  • Vacina contra tétano-difteria: a recomendação geral é de uma dose de reforço a cada 10 anos.
  • Vacina inativada contra o vírus causador da poliomielite: é preferível à vacina oral, no soropositivo e seus comunicantes próximos.
  • Vacina contra a gripe A H1N1 (gripe suína): deve ser tomada somente quando indicada pelo médico.

Orientações para crianças
As crianças menores de um ano, com suspeita de infecção pelo HIV ou com diagnóstico definitivo de infecção pelo HIV devem seguir orientação médica especializada

Sintomas e Fases da Aids

O soropositivo deve ser avaliado por um médico antes de tomar qualquer vacina para se prevenir de doenças. Se estiverem com a imunidade muito baixa, não devem receber vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos. Diversos estudos mostram que a resposta aos organismos invasores é menor em soropositivos com pouca concentração de linfócitos T CD4+, células de defesa do organismo. Por isso, normalmente os soropositivos sintomáticos não têm boa resposta às vacinas. Portanto, na tentativa de obter uma resposta imunológica ideal, todas as vacinas devem ser dadas no curso da infecção pelo HIV, o mais precocemente possível.

Orientações para adultos
  • Vacina contra a bactéria causadora da pneumonia (pneumococo): a resposta é melhor na fase em que as células CD4+ estão acima de 350/mm3.
  • Vacina contra hepatite B: deve ser tomada somente quando indicada pelo médico. Indicações para: usuários de drogas injetáveis, homossexuais sexualmente ativos, prostitutas, homens e mulheres com atividade sexual e doenças sexualmente transmissíveis ou mais de um parceiro sexual nos últimos seis meses e pessoas que vivem na mesma casa ou tiveram contato sexual com portadores da hepatite B.
  • Vacina contra a bactéria causadora da meningite (Haemophilus influenzae tipo b): a resposta é mais eficiente nos estádios precoces da infecção pelo HIV.
  • Vacina contra tétano-difteria: a recomendação geral é de uma dose de reforço a cada 10 anos.
  • Vacina inativada contra o vírus causador da poliomielite: é preferível à vacina oral, no soropositivo e seus comunicantes próximos.
  • Vacina contra a gripe A H1N1 (gripe suína): deve ser tomada somente quando indicada pelo médico.

Orientações para crianças
As crianças menores de um ano, com suspeita de infecção pelo HIV ou com diagnóstico definitivo de infecção pelo HIV devem seguir orientação médica especializada.
Prevenção
Masculina

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.
Mas o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, previne contra a reinfecção pelo vírus causador da aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
Guardar e manusear a camisinha é muito fácil. Treine antes, assim você não erra na hora. Nas preliminares, colocar a camisinha no(a) parceiro(a) pode se tornar um momento prazeroso. Só é preciso seguir o modo correto de uso. Mas atenção: nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo. Aí sim, ela pode se romper ou estourar.

Femenina
A camisinha é impermeável
A impermeabilidade é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos esticaram e ampliaram 2 mil vezes o látex do preservativo masculino (utilizando-se de microscópio eletrônico) e não foi encontrado nenhum poro. Em outro estudo, foram examinadas as 40 marcas de camisinha mais utilizadas em todo o mundo. A borracha foi ampliada 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV) e nenhum exemplar apresentou poros.
Em 1992, cientistas usaram microesferas semelhantes ao HIV em concentração 100 vezes maior que a quantidade encontrada no sêmen. Os resultados demonstraram que, mesmo nos casos em que a resistência dos preservativos mostrou-se menor, os vazamentos foram inferiores a 0,01% do volume total. Ou seja, mesmo nas piores condições, os preservativos oferecem 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da aids do que a sua não utilização.

Onde pegar
O preservativo masculino é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar, ligue para o Disque Saúde (136). Também é possível pegar camisinha em algumas escolas parceiras do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

Você sabia...
Que o preservativo começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde em 1994?

Como é feita a distribuição
A compra da maior parte de preservativos e géis lubrificantes disponíveis é feita pelo Ministério da Saúde. Aos governos estaduais e municipais cabe a compra e distribuição de, no mínimo, 10% do total de preservativos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e de 20% nas regiões Sudeste e Sul. Veja a distribuição nos estados.
Após a aquisição, os chamados insumos de prevenção saem do Almoxarifado Central do Ministério da Saúde, do Almoxarifado Auxiliar de São Paulo e da Fábrica de Preservativos Natex e seguem para os almoxarifados centrais dos estados e das capitais



_______________________________________
Músculos Esquecidos

Determinados grupos da musculatura são negligenciados durante a atividade física. Descubra quais são e por que eles não poderiam ficar de fora do treino


É cada vez maior o número de pessoas que se exercitam de segunda a sábado — sem fazer cara feia. Contudo, isso não significa que o corpo inteiro é colocado para ralar. Não raro algumas áreas são simplesmente ignoradas. De imediato, podemos citar dois dos principais motivos que levam a esse esquecimento: mulheres e homens focam em alguns músculos por livre e espontânea vontade ou, por não procurarem instrução, desconhecem a existência e a importância de certas regiões para o bom desempenho físico
Seja qual for o pretexto para deixar alguns músculos em constante repouso, esse comportamento tende a causar prejuízos. Um deles é estético, já que a musculatura que foi trabalhada se desenvolve e o resto, não. "A hipertrofia tem limite, é claro, mas isso não exclui as ameaças de o corpo ficar desproporcional", aponta Claudia Lima, professora de cinesiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na prática, estamos falando de marmanjos fortões e com pernas fininhas ou moças com coxas turbinadas e postura… corcunda
E engana-se quem pensa que o desalinho dos contornos só desagrada diante do espelho. É que, se toda a estrutura corporal não estiver preparada, o grau de dificuldade do treino aumenta. "Quando os homens não têm coxas e glúteos treinados, fazer um exercício inclinado, como a remada curvada para as costas, pode ser bem mais complicado. Afinal, esses músculos ajudam a manter a boa postura e o equilíbrio", exemplifica Valter Viana, educador físico e fisiologista do exercício pela Universidade Federal de São Paulo.
Outro problema é que descuidar de determinados músculos deixa a gente mais suscetível a lesões. "O risco de se machucar é maior se existe um desequilíbrio desses, ou seja, quando algumas áreas são muito mais fortes do que outras", explica Mauro Guiselini, professor de educação física do Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na capital paulista. Nas próximas páginas, apontamos os músculos comumente preteridos. Busque orientação e tire-os do descanso.

MulheresMuitas deixam os músculos superiores em segundo plano

BícepsO medo é de ver o muque crescer e a feminilidade ir embora. Mas basta maneirar na intensidade para eliminar esse risco.
 CostasTrabalhá-las garante maior estabilidade e segurança para realizar qualquer exercício. Além disso, a postura fica ereta e delineada.
TrapézioTreinar essa área evita a formação dos nódulos de tensão. Se já estiverem instalados, melhor desmanchá-los com alongamento antes de levantar peso.
 TrícepsComo o popular músculo do tchauzinho não é muito recrutado no dia a dia, ele tende a despencar. O jeito é aumentar a carga e reduzir as repetições progressivamente.
Malhe o músculo do tchauCom os braços elevados e os cotovelos flexionados, segure um halter com as duas mãos. Empurre o cotovelo para cima, mantendo os ombros fixos. Faça de 2 a 3 séries de 15 repetições.
TodosHá músculos ignorados pela maioria das pessoas.

Ombro
Articulação complexa, nem sempre é treinada em sua totalidade. O manguito rotador, um conjunto de músculos responsável por rotações externas, costuma ser esquecido, comprometendo a estabilidade dos ombros.
 AntebraçoFortalecê-lo ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo, como as que ocorrem por uso exagerado do computador.
Tibiais anterioresExercitar esses músculos alivia a carga no tornozelo, protegendo, assim, suas articulações.
Parte interna da coxaQuem joga futebol usa muito essa musculatura ao chutar e, por isso, movimentá-la é imprescindível para evitar rupturas e inflamações. Mais preocupadas com a estética, as mulheres precisam caprichar no fortalecimento da região com outro objetivo: driblar a adversária flacidez.
Sem flacidezColoque uma bola entre as pernas, na altura dos joelhos. Pressione-a por 10 segundos e, depois, relaxe. Faça de 2 a 3 séries de 10 repetições.

HomensO treino deles para a parte inferior deixa a desejar

GlúteosEles, principalmente a porção média, estabilizam a cintura pélvica durante a caminhada. Assim, se estiveram fracos, cresce o risco de ocorrer uma alteração na marcha.
Anterior e posterior da coxaSão bastante utilizados em atividades rotineiras, como subir escadas e agachar. Portanto, a planilha de treino deve contemplá-los. Isso serve sobretudo para quem se aventura na corrida ou no futebol, já que pernas despreparadas nesses esportes abrem caminho para contusões.
PanturrilhaSua estrutura tem forte componente genético, é verdade. Ainda assim, os exercícios de resistência são cruciais, especialmente para quem corre.
Parte inferior saradaSe não tiver problema nas costas, coloque um peso na barra e posicione-a sobre os ombros. Agache como se fosse sentar, evitando que o joelho ultrapasse 90° e a linha formada pelos pés. Mantenha a coluna ereta. Faça 3 séries de 10 a 12 repetições.



 ________________________________________________________________________
Vacinação

A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras.

É Importante ressaltar alguns conceitos básicos sobre imunização:

Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infecto-contagiosa. Consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, visando à produção de anticorpos.
A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.

A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. Essa imunidade pode ser adquirida naturalmente (pela doença) ou artificialmente (pela imunização adquirida por meio da vacinação).

Imunidade é a capacidade de o sistema imunológico reconhecer substâncias estranhas e promover uma resposta contra elas (micro-organismo responsável por uma doença infecciosa específica ou sobre suas toxinas).
As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

O Programa foi criado em 1973, regulamentado no ano de 1975 pela Lei nº 6.259, de 30/10/1975, e pelo Decreto nº 78.231, de 30/12/1976, representando um instrumento destinado à proteção da população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos, incluindo as vacinas. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

O Programa coordena e define normas e procedimentos técnicos e científicos articulados às secretarias de estado e estas com as secretarias municipais, mediante ações estratégicas sistemáticas de vacinação da população, com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e inovações tecnológicas da área. Também tem o papel de adquirir, conservar e distribuir os imunobiológicos que integram os calendários de vacinação do PNI nas aproximadamente 34 mil salas de vacina em todo o país.
As ações de vacinação contribuíram, de forma significativa, para manter a erradicação do ciclo urbano da febre amarela e da erradicação da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.

O PNI do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos 42 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.

 





___________________________________________________________________
Insônia

A maioria dos adultos já tiveram insônia ou sonolência em algum momento de suas vidas. Cerca de metade da população é afetada pela insônia, sendo que 10% possuem insônia crônica. A insônia é um sintoma e não uma doença. Por definição, insônia é a “dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou ambos”, e pode ser ocasinada devido à qualidade ou quantidade inadequada de sono. A insônia não é definida por um determinado número de horas de sono que se uma pessoa tem, vez que as pessoas variam muito em suas necessidades de sono e práticas cotidianas.
Embora a maioria de nós saiba o que é insônia e os sintomas que são apresentados após uma ou mais noites sem dormir, alguns devem fazer uso de medicamentos para insônia ou até mesmo consultar um médico. Muitas pessoas desconhecem as opções comportamentais, médicos disponíveis e até mesmo opções de alimentos, ervas, plantas e fitoterápicos na medicina alternativa que não apresentam quase nenhum risco a saúde e podem servir para o tratamento da insônia.
A insônia é geralmente classificada com base na duração do problema. Nem todos concordam com uma definição, mas em geral há um consenso que os sintomas que duram menos de uma semana são classificados como insônia transitória, sintomas entre 1 e 3 semanas são classificados como insônia de curto prazo, e acima disso, os sintomas são classificados como insônia crônica.
Muitas das causas da insônia transitória ou de curta duração são semelhantes e incluem o “jet lag”, alterações na jornada e ritmo de trabalho, barulho excessivo ou desagradável, temperatura ambiente desconfortável (muito quente ou muito frio), situações estressantes e tensas de vida (preparação para o exame, falecimento de ente querido, desemprego, divórcio ou separação etc.), presença de uma doença aguda médica ou cirúrgica ou até mesmo hospitalização, retirada de drogas, álcool, sedativos ou estimulantes e até mesmo insônia relacionada com altitudes elevadas.
A insônia afeta todas as faixas etárias. Entre os adultos, a insônia costuma afetar mais as mulheres do que os homens. A incidência tende a aumentar com a idade. Ela é geralmente mais comum em pessoas de baixa condição socioeconômica, alcoólatras e usuários de substâncias químicas e pessoas com problemas de saúde mental. O estresse (stress) provoca na maioria das vezes a insônia de curto prazo ou aguda. Caso não seja tratada, esse sintoma da insônia pode evoluir para uma insônia crônica.
Além do estresse, a insônia pode ser causada por uma série de razões diferentes. Essas causas podem ser divididas em fatores situacionais, condições médicas ou psiquiátricas, ou até mesmo problemas do sono primário.
Os problemas psicológicos mais comuns que podem levar à insônia são: ansiedade, estresse (stress), esquizofrênia, transtorno bipolar e depressão. De fato, a insônia pode ser um indicar de depressão. Muitas pessoas tem insônia durante a fase aguda de uma doença mental.
Vários alimentos comuns no Brasil podem ser adicionados a uma dieta para curar a insônia. O Maracujá age no sistema nervoso central, aquietando-o, além de aliviar dores de cabeça causadas devidos a tensão e deixar a pessoa mais tranquila. A Aveia, alimento muito consumido em dietas por crianças, possui propriedades medicinais que podem ajudar a curar a insônia, assim como os tradicionais chás de Camomila e Erva-Cidreira. O próprio aroma da Lavanda podem ajudar a combater e curar os sintomas da insônia.
Das sementes da Griffonia simplicifolia se retira o extrato que é base para o medicamento natural 5-HTP, usado na fitoterapia. Diversos estudos indicaram o alto índice de serotonina presentes nas semente, o que traz enormes benefícios à saúde, inclusive no tratamento natural da insônia.
O Kava Kava tem seu uso recomendado antes de dormir, para induzir um sono agradável e tranquilo. Ele ajuda também a reduzir a velocidade da taxa de batimentos cardíacos e respiração.
O chá da semente do Endro também é considerado um remédio excelente para crianças, podendo ser usado inclusive para prevenir pesadelos. Das sementes, pode ser feitos sachês para serem colocados dentro do travesseiro, para acalmar a pessoa na hora de dormir e evitar a insônia. O Endro é nativo da Índia, Irã, do Mediterrâneo e do Sul da Rússia. O nome em latim “Anethum graveolens” significa “cheiro forte” e também significa “calmaria”.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Valeriana foi dada aos soldados e civis traumatizados pelos horrores da guerra. Na Europa, a planta é o mais comum sedativo natural e na medicina natural da Alemanha é usada para tratar crianças incontroláveis.
A Schizandra é um sedativo moderado. Na China, algumas pessoas mastigam diariamente os frutos durante 100 dias para usufruir do efeito tônico da planta, que melhora a coordenação e concentração. É dito que a planta “acalma o coração e aquieta o espírito”.
O Lúpulo e a Filipêndula são usadas como erva de banho para relaxamento. A Papoula-Vermelha, foi dedicada a Nada (Deusa de Noite), Thanatos (Deus da Morte), o irmão gêmeo dele, Hypnos (Deus de Sono) e Morfeu, filho de Hypnos e Deus dos Sonhos. As sementes foram oferecidas aos mortos para assegurarem um sono eterno tranquilo.


__________________________________________

Artrite Reumática

artrite reumatóide ou artrite reumática é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de um por cento da população mundial, caracterizada por uma inflamação crônica das articulações múltiplas no corpo, com predileção por articulações menores nas mãos. A artrite reumatóide causa sinais e sintomas de inflamação em articulações que incluem dor, inchaço, vermelhidão, calor, perda de rigidez e limitação de função, ou seja, no movimento e função de múltiplas articulações. Embora as articulações seja a principal estrutura afetada por esta condição, pode também causar inflamação em outras partes do corpo (olhos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e nos rins).
Os sintomas da artrite reumatóide são piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Esta crônica piora dos sintomas no período da manhã, especialmente da rigidez nas articulações, são importantes indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, por exemplo, osteoartrite e artrite gotosa. Outros sintomas da artrite reumatóide não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.
A artrite reumatóide é classificada como doença auto-imune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. Em outras palavras, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca, como se fossem corpos estranhos.
As pessoas que possuem risco de ter a doença incluem aqueles que têm um histórico familiar de artrite reumatóide, os que já são portadores de doenças auto-imunes com vitiligo, diabetes tipo 1 etc. A artrite reumática afeta mais mulheres do que homens (na proporção 3 para 1), e a idade de início da doenças é geralmente entre os 30 e 40 anos. A suspeita clínica é o primeiro passo para a confirmação do diagnóstico. Uma vez que a artrite reumatóide é suspeita, uma série de exames laboratoriais e radiológicos são realizados e estes incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatóide, marcadores auto-imunes e raios-x. Se esses testes revelarem positivo, será muito provável a presença da artrite reumatóide.
Inúmeras ervas medicinais são referenciadas no tratamento da artrite reumatóide. O Black Cohosh causa um alívio na dor e tem uma ação antiinflamatória que o torna útil para a artrite. Estudos clínicos têm demonstrado o valor da pimenta Cayenna no alívio da dor e desconforto da artrite reumatóide. A aplicação tradicional da Unha-de-Gato tem sido feita para tratar a artrite. Os glicosídeos presentes na planta contêm acido quinóvico, que combate a inflamação e proporciona uma sensação de revigoração no corpo. O óleo essencial de Eucalipto é um excelente remédio tópico para dores nas articulações e reumatismo. O Gengibre combina bem com Açafrão, que é também antiinflamatório e analgésico, e inibe a enzima COX-2.
Há também a Sucupira, árvore brasileira que cada vez mais vem sendo utilizada. O óleo volátil retirado da casca e das sementes da planta, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.
A Lavanda é tradicionalmente aplicada externamente nas articulações para aliviar a rigidez das mesmas. Para as dores da artrite e dores, aplicam-se compressas ou massagens com óleo de Lavanda misturado. O óleo de Lavanda também pode ser eficaz para reabilitar a circulação nos pés e nas mãos. O Orégano tem 31 antiinflamatórios, 28 antioxidantes conhecidos e quatro potentes inibidores COX-2 conhecidos, incluindo o ácido rosmarínico. O Inhame-Selvagem é antiinflamatório (por causa de suas saponinas esteróides) e herbalista o prescrevem para combater o estágio inflamatório da artrite reumatóide. O Chá-Mate é conhecido na cultura popular por ter uma boa reputação para tratar artrite, gota e outras condições inflamatórias, além de conter muitas antioxidantes saudáveis. Além disso, inúmeras outras plantas medicinais possuem características antiinflamatórias, sendo cada uma uma indicação específica.

___________________________________________________________________

Vitamina D

A vitamina D promove a saúde dos dentes e ossos em crianças, contribuindo para o não aparecimento do raquitismo. Além disso, melhora a densidade óssea (massa óssea), auxilia na construção e prevenção da perda óssea, além de proteger o corpo contra a fraqueza muscular, vez que promove a maior absorção de cálcio no sangue.

A vitamina D3 reduz o risco de certos tipos de câncer em homens e mulheres, como câncer de próstata, câncer de mama e câncer de cólon. Pode reduzir riscos associados à gravidez certas infecções relacionadas, incluindo vaginose bacteriana (vaginite), que representa uma ameaça de parto prematuro e óbito fetal. Previne ou melhora as condições, tais como diabetes e esclerose múltipla. Ela também pode reduzir o risco de doença cardíaca, pressão arterial e os níveis de colesterol ruim no corpo. Aprimora o funcionamento do sistema imune (sistema imunológico), prevenindo assim, o surgimento de doenças auto-imunes, como a gripe e alergias sazonais.
Condições de pessoas portadores de artrite reumatóide podem ser melhorada com boas fontes de vitamina D. A deficiência de vitamina D no organismo pode ter efeitos adversos sobre a saúde de um indivíduo. Os efeitos em crianças geralmente são indicados pela presença de raquitismo, doença que deforma os ossos e dentes. Em adultos, as deficiências da vitamina D3 são indicadas pela presença de osteomalacia, osteoporose, diabetes tipo 1, dor muscular e óssea e certos tipos de câncer.
Devido ao fato da vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor. Em países que têm condições de luz baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural. Durante este período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar na redução dos sintomas de depressão e transtorno afetivo sazonal.
A vitamina D3 impede o aparecimento e trata raquitismo, osteoporose pós-menopausa. Previne o risco de aparecimento em quedas e fraturas para pessoas em pessoas com condição de risco para a osteoporose, osteoporose induzida por corticosteróides e osteomalacia. Comprar suplementos à base de vitamina D para pessoas que tem deficiências no organismo de vitamina por trazer uma melhora geral na saúde, no entanto, um médico deve ser previamente consultado.

____________________________________________________________________

Conheça os benefício da Goiba


A Goiaba (Psidium guajava) é também conhecida comoGuava, Goiabeiro, Goiabeira, Guave, Guayaba(espanhol), dentre outros nomes populares. Na casca, fruta e folha da Goiaba se concentram as propriedades medicinais da planta. Pertence a família Myrtaceae.

Usos Tradicionais: candidíase, cólera, conjuntivite, contusões, corrimento vaginal, diarreia, disenteria, dispepsia, dor de dente, dor de garganta, edema, feridas, halitose, hemorragias, gastroenterite, laringite, ressacas, sangramentos, vertigem, vômitos, tensão pré-menstrual, tosse, úlceras na pele.

Propriedades Medicinais: analgésico, adstringente, antibacteriano, antidiarreica, antiespasmódica, antioxidante, cardiotônico, diurético, estimulante menstrual, fungicida, nervino, sedativo, tônico estomacal, vasoconstritor, vermífugo.

as folhas e casca da goiabeira têm uma longa história de usos medicinais que ainda são empregadas hoje em dia. Os índios Tikuna usam tradicionalmente a decocção das folhas e das cascas da goiaba para curar a diarreia e disenteria, inclusive, atualmente a Farmacopeia da Holanda considera as folhas da Goiabeira indicadas para o tratamento da diarreia. Os indígenas também usam para dor de garganta, vômitos, problemas de estômago, vertigem e para ajudar a regularizar períodos menstruais. As folhas de Goiaba são mastigadas para aliviar o mau hálito e estancar sangramentos na gengiva. O extrato de folhas é usado também como uma ducha para candidíase. As folhas são esmagadas e aplicadas em feridas e contusões.

É dito que as folhas de goiaba mastigadas antes de iniciar o consumo de bebidas alcóolicas previne o aparecimento de ressacas. A decocção da casca ou folhas ou infusão da flor é usada topicamente para úlceras e feridas na pele. As flores esmagadas são aplicadas em inchaços nos olhos, lesões oculares e conjuntivite. A goiaba é amplamente utilizada na medicina popular como um antisséptico natural, inclusive quando interage com outros antissépticos sintéticos e concentrados, potencializa os efeitos em função de suas propriedades hipoalergênicas (dimunui as possibilidades da incidência de alergias).

O uso da Goiaba para o tratamento da gastroenterite, diarreia e outros disturbios digestivos tem sido validado em numerosos estudos clínicos. Ensaios clínicos em humanos que o extrato vegetal da goiaba é eficaz no tratamento de diarreia em adultos. Os extratos de folhas de goiaba e suco da fruta também tem sido estudado clinicamente para a diarreia infantil. Em um estudo clínico com 62 crianças com enterite por rotavírus infantil, a taxa de recuperação foi de três dias em 87,1% das crianças que foram controlados com a Goiaba, cessando em um efeito mais curto do que nos pacientes que apenas foram feitos controles. (Wei, L., et al. “Clinical study on treatment of infantile rotaviral enteritis with Psidium guajava L.” Zhongguo Zhong Xi Yi Jie He Za Zhi 2000; 20(12): 893-5).

Em um estudo de 2003, pesquisadores brasileiros relataram que extratos de folhas de goiaba têm numerosos efeitos sobre o sistema cardiovascular que pode ser útil no tratamento da arritmia cardíaca. Outras pesquisas anteriores já indicavam que a folha possui propriedades antioxidantes benéficas para o coração, melhorando a função miocárdica.

A Goiaba é rica em taninos, fenóis, triterpenos, flavonoides, óleos essenciais, saponinas, carotenoides, lectinas, vitaminas, fibras e ácidos graxos. A fruta é rica em vitamina C e a vitamina As goiabas também são uma boa fonte de pectina – uma fibra dietética. As folhas de goiaba são ricas em flavonoides, principalmente a quercetina. Grande parte da atividade terapêutica da goiaba é atribuída a estes flavonoides. Os flavonoides têm demonstrado atividade antibacteriana. Acredita-se que a quercetina contribui para o efeito antidiarreico da goiaba, sendo capaz de relaxar o músculo liso intestinal e inibir as contrações intestinais. Além disso, outros flavonoides e triterpenos presentes nas folhas de goiabeira mostraram atividade antiespasmódica. A Goiaba também possui propriedades antioxidantes atribuídas aos polifenóis encontrados nas folhas. Os carotenoides se convertem em vitamina A e tem efeito antioxidante dentro das célula. 100g de polpa de goiaba corresponde há cerca de 8% da necessidade diária de vitamina A. A goiaba também contém vitaminas do grupo B, exceto B12. Também estão presentes a vitamina E, assim como cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Seu mineral mais abundante é o potássio.

O Uso da Goiaba Para Emagrecer, Reduzir Calorias e Diminuir os Níveis de Açúcar no Sangue
Em dois estudos randomizados e humanos, o consumo de frutos de goiaba por 12 semanas, foi indicado que além de reduzir a pressão arterial, também diminuía os níveis de colesterol total em 9%, diminuição de triglicérides em quase 8%, além de aumentar a taxa de colesterol bom HDL em 8 %. Os efeitos foram atribuídos ao alto teor de potássio e fibras solúveis da fruta. O grande porém é que neste estudo, o consumo diário de goiabas durante 12 semanas era muito alto, por isso os resultados foram tão satisfatórios. O suco de fruta de Goiaba tem sido recomendado para diminuir os níveis de açúcar em diabéticos.

O Uso da Goiaba na Culinária
Na culinária, a goiaba é utilizada como ingrediente principal em geleias, bolos, doces e outros preparos.

O Cultivo da Goiaba
A Goiabeira é uma árvore de sombra comum no Brasil. Algumas árvores chegam há mais de 20 metros de altura. O tamanho das goiabeiras pode variar mais de 10 metros, de acordo com sua variedade, assim como o tamanho dos frutos. A Goiaba é cultivada em vários trópicos do mundo, vez que pode sobreviver há uma variedade solos, se reproduz facilmente e frutifica de forma relativamente rápida. Os frutos da Goiaba contêm numerosas sementes que podem produzir uma árvore frutífera em cerca de quatro anos. Nas florestas e matas, as goiabas são muito apreciadas por pássaros e macacos, que dispersam sementes de goiaba em suas fezes e ajudam a propagar a espécie.

História e Curiosidades
Sementes de Goiaba armazenadas com sementes de outras plantas como feijão, ábora e milho foram encontradas em sítios arqueológicos no Peru datado de milhares de anos.

Planta Medicinal do SUS
A espécie Psidium guajava faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.

Fonte: Plantas Medicinais & Fitoterapia
_____________________________________________________________
Veja os benefícios da fruta do Maracujá


O Maracujá (Passiflora incarnata) é conhecido também como Maracujá-Doce, Flor-da-Paixão, Maracujá-Guaçu e Maracujá-Silvestre. Pertence a família Passifloraceae.

Usos Tradicionais: ansiedade, ataque apoplético, colapso nervoso, convulsões, dismenorréia, dor de cabeça, dor de dente, epilepsia, espasmos musculares, feridas, herpes, hiperatividade, hipertensão, histeria, inchaços nos olhos, inflamações de pele, inquietude, insônia, irritação intestinal, neuralgia, Mal de Parkinson, taquicardia, queimaduras, raiva, tensão, tosse.

Propriedades Medicinais: anódino, antiinflamatória, antiespasmódico, diaforético, hipnótico, hipotenso, nervino, sedativo, tranquilizante.

O Maracujá é considerado um calmante natural, trazendo inúmeros benefícios para o sistema nervoso central, onde age e aquieta. Ajuda a sanar o desarranjo dos neurotransmissores, o que o torna recomendável para a ressaca. A composição de flavonóides, alcalóides e saparinas, dentre outras substâncias presente no Maracujá, muitas vezes são administradas em forma de extratos ou suplementos para o tratamento de doenças que age o sistema nervoso, incluindo a depressão, ansiedade e ataques de pânico, sendo que o Maracujá não possui substâncias viciantes e não produz efeitos colaterais associados ao uso de antidepressivos e tranquilizantes. A Passiflora incarnata também alivia dores de cabeça causadas devidos a tensão e deixa a pessoa mais tranquila.

As folhas de Maracujá possuem efeito adstringente e agem como sedativo no tratamento da tensão nervosa, insônia e problemas respiratórios. As harmalas, substâncias presentes no Maracujá, inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos ​​também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial. Alguns estudiosos consideram os alcaloides harmina e harmalina, eficazes contra o Mal de Parkinson. Outras espécies de Maracujá contêm componentes que agem contra fungos, leveduras e bactérias.
Os alcalóides presentes no Maracujá também podem contribuir para uma dilatação da artéria coronária. Para inchaço nos olhos, queimaduras e irritações na pele, são usadas compressas. Para queimaduras e feridas, o suco do Maracujá pode ser aplicado em forma de cataplasma.

A Utilização do Maracujá Para Emagrecer
Os alcalóides do Maracujá agem diretamente estimulante a atividade do neurotransmissor conhecido como serotonina, que controla diretamente as sensações de bem-estar do corpo. Doces e alimentos gordurosos são fontes naturais de serotonina, e por isso, o Maracujá, ao estimular a atividade da serotonina, pode fazer com que a vontade de comer doces e alimentos gordurosos diminua consideralmente, o que pode auxiliar pessoas que pretendem utilizar dietas com Maracujá para emagrecer. Níveis regulares de serotonina também são úteis para controlar a depressão, estresse, ansiedade, dentre outros distúrbios e doenças psicológicas. Atualmente, vários fitoterápicos à base de Maracuja estão a venda no mercado, sendo que os princípios são semelhantes aos medicamentos naturais como o 5-HTP, por exemplo

O Uso do Maracujá na Culinária


Na culinária, o Maracujá, além é uma excelente pedida em pavês, sucos, sorvetes e mousses. Doses grandes podem causar sonolência, e dependendo, até náuseas e vômitos. É bom evitar o uso de grandes doses durante a gravidez.

História e Curiosidades


O Maracujá, também é conhecida como Flor-da-Paixão, inspirado na paixão de Cristo. De acordo com missionários jesuítas que encontraram esse planta na América do Sul, as cores azul e branca da flor simbolizam a pureza do céu. As pétalas brancas significam os dez apóstolos (menos Pedro e Judas). A coroa correlaciona com a coroa de espinhos e os cinco estames vermelhos representam as cinco feridas. As folhas pontiagudas significam a lança que matou Jesus. Quando a flor do Maracujá é aberta parcialmente, relembra a estrela vista pelos Três Reis Magos.

Planta Medicinal do SUS

A Passiflora incarnata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.

Fonte: Plantas medicinais & Fitoterapia

___________________________________________________________________________
AÇAÍ: BENEFÍCIOS DO SUCO, FRUTA E POUPA DE AÇAÍ.


O Açaí (Euterpe oleracea) sempre foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas do Brasil e sempre foi considerada uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia. O açaí é tradicionalmente servido em cuias (espécie de tigela redonda indígena), e misturado com tapioca, açúcar e/ou mel. As frutas do açaí são liofilizadas (secadas) e transformadas em pó, sucos e suplementos nutricionais, vez que as propriedades energizantes e antioxidante tornaram o açaí um alimento natural muito popular fora da região da Amazônia e até mesmo da região Norte nos últimos anos.
O açaí é um arbusto perene nativo das floresta tropical Amazônica, com frutas pequenas, redondas, de cor roxa escura, com aparência semelhante a de uvas. No entanto, a semente do açaí é muito grande e ocupa a maior parte da fruta.

O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, entre elas por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotência sexual). O açaí também sempre foi apreciado como um alimento energético e sua polpa era tradicionalmente usada para fazer vinho.

O açaí é um excelente tônico natural que pode ser facilmente incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação para melhorar a disposição e a resistência. No entanto, deve-se sempre comprar açai de fontes confiáveis. Como suplementação, o açai liofilizado é usado para fazer cremes, sorvetes, e sucos, além de muitas vezes ser misturado com outras frutas e alimentos antixiodantes. A fruta fresca é disponível somente em apenas em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazônia, situada na região Norte do Brasil.

O açaí é freqüentemente encontrado em forma de suplemento. É considerado um dos alimentos mais nutritivos disponíveis no mercado, razão pela qual muitas pessoas que o consomem, principalmente em forma de suplemento, alegam ótimos resultados. Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) mostrou que a fruta do açaí tem um enorme potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e até mesmo pode trazer benefícios para o tratamento do câncer, vez que pode enfraquecer ou até mesmo destruir células canceríginas.

O açai inclusive é recomendado para praticantes de atividade física que não querem acumular peso, uma vez que as propriedades naturais estimulantes que estão presentes no açaí muitas vezes é até mais benéfico que a ação estimulante de bebidas como o café e outros remédios industrializados. A fruta do açaí deixará a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada do ponto de vista da fome, o que fará com que queime mais calorias, trabalhe por mais tempo e faça menos esforço, ao mesmo tempo que ajuda no ganho de massa muscular magra. Além disso, o açaí ajuda na eliminação de resíduos pelo corpo. Cumpre esclarecer entretanto que, para uma condição de vida saudável, deve-se levar em conta toda a dieta e prática de exercícios físicos combinados, vez que o açaí sozinho não faz milagre.

Fonte: Plantas Medicinais & Fitoterapia 
_______________________________________________________
                                                             
Conheça cada material e seus benefícios à saúde

Se quiser manter uma alimentação saudável e livre de substâncias tóxicas, tão importante quanto selecionar os alimentos é saber qual o utensílio mais adequado para prepará-los






MATERIAL: FERRO. Durante o cozimento, o metal é repassado para a comida.VANTAGENS: seu uso regular foi relacionado com a prevenção e o tratamento da anemia muito antes de a ciência comprovar sua eficácia. Por outro lado, esse tipo de panelas também pode alterar algumas características dos alimentos, como a cor (tornando-os mais escuros) e o sabor (que pode melhorar ou piorar). A sugestão, portanto, é escolher o alimento cujas propriedades sensoriais sejam aprimoradas com a panela de ferro, como é o caso do arroz.DESVANTAGENS: evite armazenar comida nela, sob pena de aumentar muito a concentração de ferro, levando a distúrbios gastrointestinais, como a diarréia.
DICA: panelas de ferro são pesadas e se mantêm quentes por muito tempo. Por isso, prefira as que têm cabo de madeira, mais fáceis de manusear, além de evitarem queimaduras nas mãos de quem está cozinhando. Para não enferrujar, seque-as na chama do fogão. Lave-as imediatamente após o uso.








MATERIAL: ANTIADERENTE.Permite a redução da quantidade de óleo usada no preparo das refeições.VANTAGENS: seu revestimento interno de politetrafluoretileno (PTFE) impede a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida.DESVANTAGENS: mesmo sendo utilizado há décadas nas frigideiras e em outros utensílios de cozinha a fim de se evitar que os alimentos grudem, vale lembrar que esse material antiaderente já esteve sob suspeita - ainda não confirmada - de permitir a formação de compostos cancerígenos, especialmente durante o preparo de alimentos com alto teor protéico, como carnes, ovos e leite.DICA: o revestimento PTFE é um plástico que pode se desprender com relativa facilidade, então o ideal é usar colheres de pau nessas panelas revestidas, evitando arranhá-las com talheres e esponjas de aço na hora da limpeza.









MATERIAL: INOX. O aço inoxidável é composto por ferro, cromo e níquel.
VANTAGENS: seu material é durável e demora a esfriar, mas também a esquentar. Geralmente tem fundo triplo, termodifusor, permitindo que o calor da chama se espalhe uniformemente. Assim, o alimento cozinha por igual e não gruda no fundo da panela.
DESVANTAGENS: o níquel é tóxico ao organismo e freqüentemente associado a males como dermatites de contato, alergias, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer pulmonar, estomatite, gengivite, cefaléias, insônia e náuseas. Esses utensílios devem ser evitados por pessoas alérgicas ou que tenham sensibilidade ao níquel.
DICA: no primeiro uso, ferva água, que será descartada, por três ou quatro vezes consecutivas, na panela nova, para ajudar a eliminar o níquel que ela libera nessa fase. Para evitar o aparecimento de manchas, é aconselhável enxugá-la imediatamente depois de lavada.


UTENSÍLIOS PARA GRANDES OCASIÕES

BARRO: esse material poroso favore a penetração de alimentos, facilitando a cultura de bactérias. Antes de usar pela primeira vez, a panela de barro deve ser curada com óleo para impermeabilizá-la. Há quem a deixe de molho em água fervente, em banho-maria, por 20 minutos. Técnica útil também para eliminar odores.
DICA: para evitar rachaduras, recomenda-se esperar a panela esfriar antes de lavá-la, o que deve ser feito sempre com esponja macia e detergente neutro.


CERÂMICA: as panelas de cerâmica com superfície marrom vitrificada devem ter selo de qualidade, garantindo a inexistência de compostos à base de chumbo. Seu excesso no organismo afeta o sistema nervoso central e pode levar a distúrbios de aprendizado e comportamento, cefaléias, vertigens e anemias.
DICA: as opções foscas e industrializadas são as mais seguras, por serem mais modernas. Cerâmicas artesanais ou decorativas, com mais de 20 anos, devem ser evitadas, uma vez que foram feitas em uma época em que não se conhecia o perigo da migração do chumbo das panelas para os alimentos.

CUIDADO

PANELAS DE ALUMÍNIO. Apesar da suspeita da relação do metal com o mal de Alzheimer, ninguém demonstrou ainda se sua presença no organismo dos pacientes seria uma causa ou conseqüência da doença. Mas sabe-se que a substância migra da panela para os alimentos, podendo desencadear diferentes processos metabólicos associados a doenças dos ossos, do sangue e neurológicas. Para limpar a parte interna use uma esponja macia, em vez da de aço. "Quando o material é polido ou agredido com ácidos como o vinagre, a camada de óxido de alumínio, que dificulta a passagem do metal para a comida, é removida", explica a nutricionista Késia Diego Quintaes, da Unicamp.

Fonte: revista viva saude


____________________________________________________
Uvas podem reduzir o risco de doenças no coração

Pensa-se possivelmente que os produtos de uvas vermelhas ou roxas podem reduzir o risco de doenças do coração, relaxando os vasos sanguíneos, permitindo que o fluxo de sangue flua mais facilmente. Este benefício é provavelmente devido a substâncias chamadas antioxidantes encontradas na pele e sementes das uvas – especialmente uvas vermelhas escuras e roxas. Um antioxidante particularmente importante, é o resveratrol, também encontrado no sumo de uva, especialmente sumo feito de uvas roxas do tipo Concord escuro.
Estudos recentes têm sugerido que os sumos de uvas vermelhas e roxas podem fornecer alguns dos benefícios para o coração.
Beneficios das uvas para o coração:
  • Redução do risco de coágulos de sangue
  • A redução da lipoproteína de baixa densidade (LDL, ou “mau” colesterol)
  • Prevenção de danos aos vasos sanguíneos no seu coração
  • Ajudar a manter uma pressão sanguínea saudável
Tanto o vinho tinto como o sumo de uva contêm antioxidantes chamados flavonóides, que têm sido mostrados por aumentar a sua lipoproteína de alta densidade (HDL ou “bom” colesterol) e reduzir o risco de obstrução das artérias (aterosclerose), e pode ajudar a baixar a pressão arterial.
Comer uvas vermelhas ou roxas tem benefícios também. Algumas pesquisas sugerem que comer uvas inteiras também faz bem e oferece os mesmos antioxidantes que estão no sumo de uva e vinho. Você começa a ter também o benefício da fibra se você comer uvas inteiras.
Estas conclusões sobre o sumo de uva fazer bem ao coração, são boas notícias para pessoas que querem os benefícios cardiovasculares do vinho tinto, sem álcool. Lembre-se, se você optar por beber álcool, faça-o com moderação – não mais do que uma bebida por dia para mulheres ou duas por dia para os homens.

                                         Fonte:Cuidadossaude
                                                                            ___________________________________________________________________________

EMAGRECENDO BEBENDO ÁGUA

Não é magia : a água ajuda a enxugar o corpo
-Nada de remédios, nem de dietas malucas. A água pode sua grande aliada se você quer perder uns quilinhos. Basta consumi-la de maneira correta e na quantidade certa. A água ajuda a acelerar seu metabolismo (e assim queimar gorduras mais rapidamente) e serve como moderador de apetite. Além disso, deixa sua pele mais hidratada, seu cabelo mais bonito e seu organismo funcionando em dia.
copo_agua1.jpg
QUANTO?!
-È importante tomar pelo menos dois litros de água por dia. Deixe uma garrafinha do seu lado o dia todo, para adquirir o hábito. E beba mesmo se estiver sem sede, várias vezes ao dia, para ajudar a acelerar seu metabolismo.
QUANDO?!
-Dois copos de água a cada meia hora podem fazer milagres pelo seu corpo. Tome água antes de cada lanche ou refeição e assim você irá comer de 15% menos comida. Se você não consegue parar de comer mesmo satisfeita, tome um copo cheio de água depois de terminar o prato para cortar a compulsão.

COMO?!
-Beba água pura e abandone o quanto conseguir os sucos, bebidas alcóolicas e refrigerantes. Uma pedra de gelo ajuda a acelerar o metabolismo ainda mais, pois o organismo gasta energia para se aquecer.
DOIS LITROS OU MAIS DE ÁGUA POR DIA AJUDAM O SEU ORGANISMO A ACELERAR A QUEIMA DE GORDURA.
—ACELERA–
-Cada um possui um ritmo de metabolismo, ou seja, um mecanismo próprio para gastar a energia que consome. A velocidade varia de pessoa para pessoa e também de acordo com a idade e o sexo.
-os homens têm metabolismo mais acelerado porque têm mais músculos que, por sua vez, pedem mais combustível. Quando você acelera o metabolismo, aumenta a queima de energia e pode perder peso, já que o organismo usa estoques de gordura para manter o ritmo. Beber muita água, várias vezes ao dia, e fazer exercícios físicos são formas de acelerar esse mecanismo.


_________________________________________________________________________________


Biri-biri
Nome popular: Biri-biri; limão de caiena; azedinha.
Nome cientifico: Averrhoa bilimbi L
Família Botânica: Oxalidaceae.

Você sabia que o biribiri tem propriedades medicinais ? Vejam:

Trata-se de uma fruta azeda, em forma de coloração esverdeada, mesmo sendo madura. Essa fruta tem forma comprida que parece com uma pimenta "dedo de moça", ela é da família das carambolas e tem propriedades medicinais, muitas pessoas a usam para regular a pressão arterial, colesterol e diabetes militus. A fruta é originária da amazônia, mas pode ser cultivadas em locais de clima tropical.

Como prepara a água do biri-biri;

5 biri-biri
1Lt d' agua;
lave em água corrente,corte em rodelas e coloque em uma jarra com 1L d' água, depois de 4horas coe,e tome 4 vezes ao dia, se a taxa da glicose tiver muito alta tome 5 copos ao dia.
concerteza a sua glicose irá baixar.